• Doze dos 13 candidatos a prefeito de Petrópolis já tiveram os registros de suas candidaturas confirmados

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 23/10/2020 11:00

    Doze dos 13 candidatos a Prefeitura de Petrópolis nas eleições deste ano já tiveram os pedidos de registro de suas candidaturas deferidos. Apenas um, Marcos Novaes (PDT), aguarda o julgamento. O prazo final para confirmação ou rejeição das candidaturas é 26 de outubro. 

    Alexandre Gurgel, Bernardo Rossi, Coronel Vieira Neto, Eduardo Silvério, Elias Montes, Jamil Sabrá, Matheus Quintal, Professor Leandro Azevedo, Professora Lívia Miranda, Professor Zé Luiz, Ramon Mello e Rubens Bomtempo tiveram os pedidos de registro confirmados.

    Pedidos de impugnação

    O Ministério Público Eleitoral chegou a pedir a impugnação dos registros das candidaturas de Novaes, por problemas em prestações de contas anteriores (2010), e Bomtempo, por condenações em ações judiciais por enriquecimento ilícito e improbidade administrativa. No caso de Bomtempo, no entanto, a Justiça aceitou os argumentos da defesa e deferiu o pedido do registro, assegurando sua participação na disputa eleitoral. O Ministério Público recorreu da decisão. 

    No caso de Novaes, sentença expedida na última quinta-feira (22) informa que os argumentos trazidos aos autos pelo impugnado não são capazes de afastar a inelegibilidade. Com base nisso, o juiz da 29ª Zona Eleitoral, Marcelo Machado da Costa, indeferiu o pedido de candidatura. Novaes segue fazendo sua defesa e aguardando a decisão final. 

    Veja o que dizem os candidatos

    Procurado, Marcos Novaes informou que prestou as contas no período correto, mas que uma questão relacionada à forma de envio causou o problema, fazendo com que as contas não fossem identificadas como prestadas. Ele ainda reforçou que já protocolou junto ao TRE, novamente, os documentos que comprovam a prestação e tem a expectativa de que a decisão saia até o início da próxima semana.

    Sobre o recurso do Ministério Público questionando o deferimento do registro de sua candidatura, Rubens Bomtempo frisou que a Justiça Eleitoral confirmou a candidatura no dia 19 de outubro. “Em sua decisão, o juiz Marcelo Machado da Costa, da 29ª Zona Eleitoral de Petrópolis, rejeitou os pedidos de impugnação feitos pelo Ministério Público Eleitoral”. A nota segue: “na quinta-feira, dia 22,  o MPE recorreu da decisão do juiz ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o que é de praxe.  A defesa da coligação Unidos por Petrópolis apresentará suas considerações com base na própria sentença do juiz”, informou. Bomtempo reiterou que confia que a decisão da Justiça Eleitoral será mantida e garante que seguirá normalmente com seus compromissos de campanha.

    Últimas