• Dois supermercados se adequam à legislação municipal

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  • 18/02/2016 17:00

    Dos dez mercados que foram notificados pelo Serviço de Proteção ao Consumidor de Petrópolis (Procon) no mês passado por atendimento ineficiente, apenas dpois se adequaram à legislação municipal, que prevê um empacotador para cada caixa. O Charme Supermercados contratou 16 novos funcionários para exercer a função de empacotar as compras dos clientes. 

    O gerente do mercado, Felipe Motta, disse que se sente aliviado por ter conseguido cumprir a legislação. “Assim que nós recebemos o primeiro alerta do Procon eu já comecei a providenciar a contratação. Primeiro consegui junto à diretoria do mercado contratar sete funcionários. Mas por ingenuidade não sabia que era obrigatório ter um para cada caixa durante todo o momento que o mercado estiver aberto. Por esse motivo, depois de uma orientação do Procon, eu solicitei a contratação de mais nove profissionais, para que o quadro de funcionários ficasse completo e preenchido de forma que em nenhum momento algum caixa fique sem o empacotador”, disse Felipe. O gerente contou ainda que fez uma reunião e orientou a todos os novos contratados a não deixar os caixas. “Nós conversamos e não haverá momentos em que o caixa não tenha empacotador. Eles foram contratados apenas para fazer essa função e com isso conseguimos melhorar o nosso atendimento ao consumidor. A diretoria do mercado nos recebeu muito bem e nós ficamos muito satisfeitos de poder oferecer um serviço eficiente”, completou Felipe.

    O coordenador do órgão de proteção ao consumidor, Jorge Francis Badia, considerou muito positiva a atitude do mercado, que fica na rua Caldas Viana, no centro da cidade. “O mercado fica num local de grande movimento e com isso há a necessidade de mais profissionais para que o serviço seja eficiente. E foi isso que o gerente fez. Ele nos trouxe uma resposta à notificação que havíamos lhe enviado, informando que já tinha providenciado os novos funcionários para prestar um atendimento eficiente ao consumidor.

    Além do Charme, os mercados Armazém do Grão e Empório Multimix também já estão se movendo para oferecer um atendimento mais eficiente. Segundo o Procon, nos dois mercados ainda não há um empacotador para cada caixa, mas o atendimento tem sido eficiente e sem filas longas, como em outros estabelecimentos da cidade. 

    Os mercados “Tá no Gosto, Celma e Bramil”, que possuem lojas também na região dos distritos, pronunciaram-se diante do Procon, que avaliará as respostas. Já o Extra e o Super Terê Frutas não prestaram nenhum tipo de esclarecimento ao órgão e poderão ser multados. “Nós vamos entrar com autos de infração com esses dois mercados para posteriormente e possivelmente multá-los, por descumprimento ao artigo 6º do Código de Defesa do Consumidor que diz que todo estabelecimento deve prestar um atendimento eficiente e confortável”, disse Badia.

    As ações de fiscalização do Procon continuam sendo feitas regularmente. Até hoje, apenas o Charme se adequou totalmente à lei municipal. Nos demais supermercados, que também foram visitados pela Tribuna, há vários caixas sem empacotador. 


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