• Do hip-hop ao balé: Festival de Inverno recebe espetáculo ‘Por que eu danço?’

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 21/07/2019 14:30

    A Cia. Ritmo das Ruas é uma das atrações desta quarta (24) do Festival Sesc de Inverno em Petrópolis. A companhia petropolitana sobe ao palco do Teatro do Sesc Quitandinha às 19h, quando apresenta “Por que eu danço?”, espetáculo de dança urbana que reúne ritmos que vão do hip-hop ao house, passando pelo passinho, wackin, vogue, house e balé. Os ingressos podem ser adquiridos a preços populares em www.festivalsescdeinverno.com.br.

    Leia também: Clube de leitura debate o livro 'O Amante', de Marguerite Duras

    Por meio da coreografia, a companhia manifesta seu olhar sobre questões que o bailarino, seja ele de qualquer gênero, enfrenta em seu dia a dia, jogando luz para a resistência da classe em um ambiente muitas vezes hostil. No palco, são 16 bailarinos sob a direção de Leonardo Peterman, que também assina a coreografia ao lado de Flavio Reis Valentim.

    O espetáculo integra a Mostra Regional de Artes Cênica, projeto do Sesc RJ que proporciona a grupos de diferentes regiões do estado o intercâmbio artístico com profissionais já consolidados na cena teatral fluminense. Em 36 horas de trabalho coletivo, os convidados e os grupos se debruçam sobre espetáculos e cenas, reformulando-os com novos elementos artísticos.

    No caso de “Por que eu danço?”, o intercâmbio aconteceu com Renato Cruz, coreógrafo da Cia Hibrida de Dança, do Rio, que já apresentou espetáculos na França, Portugal, Costa Rica e Alemanha. Por duas vezes teve trabalhos na lista dos 10 melhores espetáculos de dança do ano do jornal O Globo.

    Segundo a companhia, o espetáculo estava cerca de 60% concluído quando passou a receber contribuições de Renato Cruz. Em seis encontros, o profissional renomado ajudou a companhia a finalizar o trabalho, acrescentando alguns elementos que trouxessem mais sentido a algumas coreografias e também uma melhor transição entre elas. Passado o Festival de Inverno, a companhia deve percorrer outras unidades do Sesc na Região Serrana.


    Programação Paga dia 24 de julho

    19h – Mostra Regional de Artes Cênicas 2019: Por Que Eu Danço? – Theatro – Sesc Quitandinha.


    Programação Gratuita dia 24 de julho

    09h – Exposição Traços e Rastros – Arthur Hendrix – Sesc Nogueira; Silhuetas em Ação – Rodrigo Andrián – Sesc Nogueira.

    09h30 – Residência Artística – com Laura Lydia – Sesc Quitandinha.

    10h – Ponto de Leitura – Sesc Quitandinha; Mostra Interativa Vida de Brinquedo – Sesc Quitandinha; Exposição Memória Quitandinha – Sesc Quitandinha; Oficina Jogo da Pegada Ecológica – Sesc Nogueira; Leitura de Portfólio com Shannon Botelho – Sesc Quitandinha; Videoinstalação César Nunes: Memórias da Serra – Sesc Quitandinha; Serra Graffiti – Sesc Quitandinha; Esse Nosso Território… Naif – Sesc Quitandinha; Tecer Mundos – Sesc Quitandinha; Como Você Quer Envelhecer? – Sesc Quitandinha; Mostra "Árvores Nativas da Mata Atlântica" – Sesc Quitandinha.

    13h – Oficina Jogo da Pegada Ecológica – Sesc Nogueira.

    14h – Masterclass com Gustavo Pizzi – Sesc Quitandinha.

    15h – Residência Artística com Marcelo Caldi – Sesc Quitandinha; Paixão à Nordestina

    Dança – Sesc Nogueira.

    16h – Mostra Quitandinha In Loco – Chacrinha: O Velho Guerreiro – Sesc Quitandinha. 

    17h30 – Mostra Quitandinha In Loco – Debate – Sesc Quitandinha.

    19h – Correndo Atrás – Shopping Vilarejo – Nogueira; BENZINHO – Sesc Quitandinha; Jazzeando – Quitandinha.

    20h – Hometown Blues – Bordeaux Itaipava – Nogueira.

    20h30 – Debate com Hélio de La Peña – Filme Correndo Atrás – Shopping Vilarejo – Nogueira.

    Últimas