• Disque-denúncia já registrou mais de 11 mil denúncias sobre descumprimento de medidas de combate ao coronavírus

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 26/05/2020 16:14

    Desde o dia 13 de março, quando passaram a vigorar os primeiros decretos com medidas de combate ao novo coronavírus o Disque-Denúncia RJ recebeu 11.542 denúncias de descumprimento das normas. Em Petrópolis foram feitas 81 denúncias no período. A maioria é referente a aglomeração de pessoas e exposição de funcionários ao risco de contaminação.

    O Disque-Denúncia recebe denúncias e informações sobre casos de desrespeito aos direitos humanos, ao meio ambiente, maus-tratos a animais, procurados e desaparecidos. Mas, desde o início da vigência dos decretos, a linha tem recebido diversas informações sobre o desrespeito às medidas de prevenção. Todas são encaminhadas para órgãos fiscalizadores responsáveis. 

    Neste período, a maior parte das denúncias estão relacionadas a aglomeração de pessoas. Em seguida, exposição de funcionários ao risco de contaminação, como a falta de equipamentos de proteção como máscaras e álcool em gel. Depois aparecem estabelecimentos funcionando e falta de insumos. Algumas denúncias apontam também pessoas suspeitas de estarem contaminadas com o vírus, frequentando o trabalho ou até mesmo aquelas que foram diagnosticadas, mas continuam trabalhando. 

    Para denunciar, a população pode ligar para o telefone 0300 253 1177 (custo de ligação local) ou através do aplicativo “Disque Denúncia RJ”. Em todos os canais, o anonimato é garantido ao denunciante.

    Últimas