• Dicas de atividades para não perder o ritmo e encarar o isolamento com saúde física e mental

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 28/03/2020 18:30

    Durante este período de isolamento social, manter o corpo e, principalmente, a mente saudáveis é um desafio. Atletas profissionais e amadores estão mantendo como podem a rotina de treinos e quem prefere atividades de relaxamento e alongamento também tenta não parar. Profissionais de várias áreas estão optando pelas aulas a distância e disponibilizam conteúdo online para ajudar alunos a manterem o ritmo neste período. O conteúdo das famosas lives (ao vivo) nas redes sociais é aberto e, para quem está querendo começar um novo hobbie, talvez esta seja uma boa oportunidade. 

    Leia também: Boas histórias: editora faz doação de livros a idosos durante a quarentena

    O profissional de educação física Luiz Henrique Almeida intensificou o conteúdo com dicas de treino nas redes sociais. Além dos exercícios de musculação, ele é apaixonado por corrida de rua e montanha e proprietário de uma assessoria de corrida. Pode parecer difícil aprender a correr pelas redes sociais, mas o educador garante que pelas lives é possível passar os movimentos e fazer as correções necessárias. 

    “Os profissionais estão se reinventando. A gente percebeu que alguns aderiram a moda. Foram pela expectativa do mercado, e outros infelizmente nem tanto. A gente precisa inovar sempre, o profissional de educação física precisa estar sempre inovando”, disse Luiz.

    Já habituado às redes sociais, Luiz Henrique tem um canal no youtube, o Canal Vida Corrida, onde, além de dicas sobre provas e corridas, material para treinos, ele compartilha sua rotina de atleta. Faz o mesmo pelo perfil no instagram @canalvidacorrida. As lives diárias são transmitidas pelo perfil pessoal do treinador  @luizhenriquetreinador e da assessoria @laassessoriaesportiva. Na segunda, quarta e sexta-feira tem treino enviado por vídeo. E na terça, quinta-feira e domingo tem aula ao vivo. 

    Karina Carla e George dos Santos

    Já Karina Carla de Souza e George dos Santos, que também são profissionais de educação física, optaram por gravar vídeos para os alunos fazerem os exercícios em casa. “Estamos oferecendo consultoria online. Fazemos anamnese com a pessoa e montamos o treino de acordo com as necessidades de cada um. Em relação às orientações passadas nas redes sociais, prescrevemos uma sequência de exercícios, mostrando a execução através de vídeos. Porém, sempre frisando que cada indivíduo tem suas necessidades e objetivos e o mais importante é que todo exercício físico deve ser prescrito por profissionais de educação física”, explica Karina.

    Com a oferta online, novos alunos se interessaram e buscaram o perfil dos profissionais no instagram (@karinacarlapersonal e @georgesantosfs) para receber os vídeos. “A gente fala para as pessoas que é muito importante tomar cuidado com blogueiros, e pessoas que dão dicas e que não são formadas em educação física. O exercício é fundamental para nossa saúde, porém, mal orientado, ou não orientado, ele pode ser prejudicial. Por isso a importância do profissional de educação física estar orientando”, ressaltou Karina.

    O isolamento é uma oportunidade de cuidar não só do corpo mas também da saúde mental. A prática de yoga e meditação é uma ótima opção, e pode ser feita hoje mesmo, até por quem nunca praticou. Os professores de yoga da Escola Auset estão oferecendo aulas diárias gratuitas, por transmissão de lives no instagram (@escolaauset) para os alunos e pessoas que queiram participar da prática. Nesta semana, ainda serão oferecidas aulas especiais para as crianças. 

    Os professores Sabrina e Ágabo, da Escola Auset

    “A prática tem sido direcionada para o aumento da imunidade, por conta dessa questão do coronavírus. E nesta semana vamos especificar um pouco mais para colocar também a ansiedade e depressão por causa desse momento. De um modo geral, quando você está ansioso ou muito estressado, baixa a imunidade, então a prática vai ajudar de um modo geral”, explica a professora Sabrina Thomazzi (@sabrina.thomazzi). 

    As aulas são abertas para quem nunca praticou yoga e também a quem já pratica há muito tempo. Segundo Sabrina, as posturas aplicadas são democráticas e todos poderão usufruir dos benefícios da prática. As transmissões acontecem sempre às 8h. “As aulas têm uma hora de duração, voltadas para o aumento da imunidade e para tonificar o corpo, deixar o corpo mais saudável de um modo geral”, disse o professor João Fercher (@joaofercher).

    E depois de tantas práticas físicas, tem perfis que estão ajudando a cuidar da alimentação e deixar a mente ocupada durante esse período de rotina em casa. O perfil no instagram do @Bramilsupermercados montou uma programação com os profissionais ensinando receitas, dando dicas de exercícios físicos e até bate papo com coach e dicas de como superar os desafios da maternidade no dia-a-dia. 

    A culinarista Giulia Ribeiro

    Hoje, às 18h, a culinarista Giulia Ribeiro vai ensinar a preparar uma receita. O prato é escolhido pelos seguidores, por meio de uma enquete que é disponibilizada durante o dia. E no fim do dia é só separar os ingredientes e fazer juntinho com a culinarista. A próxima live será no dia 4 de abril, às 18h, com a Georgia Vasconcelos e o Rodrigo Junqueira – que são coach e gerente de treinamentos. Durante esta semana também tem dicas de treinos funcionais em família com o treinador Ian Pinho.

    Últimas