• Diagnóstico de urgência para casos de neuropediatria tem prioridade no SUS

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 09/08/2019 11:55

    Os petropolitanos que precisam agendar consultas e exames de neurologia, em caráter de urgência, pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para identificação de diagnósticos podem fazer a solicitação junto à Secretaria de Saúde. Segundo a Prefeitura, os procedimentos clínicos (incluindo neuropediatria) não passam por uma fila de espera para que haja o encaminhamento do paciente. O atendimento é oferecido após primeira avaliação na rede de atenção básica, nas unidades de saúde.

    O atendimento ambulatorial com o neuropediatra, para identificação de diagnósticos de transtornos neurológicos, por exemplo, é oferecido ao paciente após primeira avaliação na rede de atenção básica, nas unidades de saúde. O tempo de espera para a realização dos exames depende apenas da avaliação dos médicos da regulação. O profissional da clínica, ao identificar a necessidade, faz o encaminhamento para a rede especializada. O encaminhamento do paciente para a realização dos exames só é possível mediante solicitação na Central de Regulação, que avalia o caso e indica a urgência indicada para a obtenção dos laudos.

    Para que os exames sejam agendados, o setor de regulação avalia cada paciente – caso a caso – e, havendo urgência, são encaminhados por um médico do próprio SUS para realizar os exames de forma emergencial. Os exames de ressonância magnética e eletroencefalograma estão entre os mais solicitados por pacientes com transtorno de Espectro Autista, por exemplo, e todos os atendimentos são regulados pela Secretaria de Saúde.

    Todos os procedimentos devem passar primeiramente pela Central de Regulação, que encaminha os pacientes com pedido de eletroencefalograma para o Ambulatório da Saúde Mental – onde os pacientes da rede podem apresentar os pedidos de marcação de consultas de especialidade e exames, entre 9h e 17h. Já os que necessitam de ressonância magnética são encaminhados para o Hospital Alcides Carneiro e também para o Hospital Santa Teresa.

    As consultas com neuropediatra são agendadas pela Central de Regulação, no Ambulatório de Saúde Mental – na Rua Dom Pedro I, no Centro – e também na Clínica de Especialidade Maria Célia Machado, que funciona na Rua Washington Luiz, no Centro. O contato no setor também pode ser feito através dos telefones 2244-8177 e 2246-8523.

    Últimas