• Dia Mundial da Saúde será comemorado neste domingo com esporte e lazer

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 04/04/2019 18:19

    O Dia Mundial da Saúde será comemorado no próximo domingo (7) com muita atividade na Academia da Saúde do Parque Municipal de Itaipava. As atividades desenvolvidas pelo serviço, que oferece atendimento complementar e alternativo à rede de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, serão oferecidas das 9h às 15h, gratuitamente na unidade do Parque. A ação acontece como uma das atrações do Circuito Imperial de Lazer e realizará diversas atividades esportivas e recreativas com o público.

    Com funcionamento de segunda a sexta-feira, a Academia da Saúde vai realizar atividade extra no domingo, para comemorar a data e conscientizar a população sobre a importância da prática de atividades no cuidado da saúde e melhoria de qualidade de vida. 

    No espaço da Academia da Saúde serão realizadas diferentes ações. Os profissionais das unidades básicas de saúde atuarão em parceria com aferição de pressão arterial, teste de glicemia e orientações para o planejamento familiar. Os profissionais de Educação Física e terapeutas que atuam na academia realizarão aulas de yoga, alongamento e ginástica funcional. “A proposta é oferecer um dia de conscientização e muito lazer. Mostrar que cuidar da saúde também pode ser prazeroso”, destaca a secretária de Saúde, Fabíola Heck.

    O município conta com quatro unidades de Academia da Saúde. Além da localizada em Itaipava, outras três funcionam nos bairros Castelo São Manuel, Vale do Carangola e Cremerie, todas com ações interligadas às unidades de saúde dos bairros. Em suas rotinas, as academias também oferecem atendimento de Fisioterapia, Biopilates e Jump. 

    As Práticas Integrativas Complementares (PICs) também são oferecidas aos usuários da rede pública de saúde, que podem associar os tratamento alternativos aos cuidados que recebem nas unidades de saúde. São disponibilizados ao público tratamentos como de shiatsu, acupuntura, fitoterapia, florais, shantala, entre outros.

    “As academias visam contribuir para uma mudança de estilo de vida, gerando melhoria na qualidade de vida da população. É importante que as pessoas entendam da importância de manter o corpo em movimento e a mente precisa estar saudável”, destaca Márcia Verônica Ferreira, coordenadora das Academias da Saúde.

    As academias atendem mensalmente cerca de 250 pessoas, das 8h às 17h. Para cada unidade são oferecidas atividades de acordo com a demanda da região. Para ser usuário do espaço, basta apresentar o Cartão SUS, a cópia do documento de Identidade e atestado médico, que comprove a aptidão para prática das atividades oferecidas.

    Últimas