• Dia dos professores: desejo de respeito e qualidade nas escolas

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  • 16/10/2016 08:00

    O Dia dos Professores é comemorado no Brasil anualmente em 15 de outubro. A data, que foi oficializada nacionalmente através de decreto federal em outubro de 1963, costuma ser celebrada com feriado escolar e festa para os professores. No entanto, além das comemorações habituais, alguns representantes da categoria gostariam de ganhar outros tipos de presente, como respeito, planejamento escolar e maior comprometimento do poder público com a profissão e com os alunos.

    De acordo com o professor Oazinguito Ferreira, a realização dos próprios alunos ainda é o maior presente que um professor pode receber. Apesar disso, ele cita que a classe necessita de respeito por parte das autoridades e grupos econômicos.

    “Não há melhor presente do que ver um aluno feliz e realizado. No entanto, todos merecem ainda mais reconhecimento, respeito e dignidade. O mais importante é o respeito das autoridades e grupos econômicos que se esquecem que já passaram por uma escola. Eles aprenderam com os professores e só são o que são hoje por conta desse aprendizado lá do passado. Eu me sinto realizado. Recebi uma homenagem de um aluno, um origami chamado tsuru que simboliza saúde, felicidade e boa sorte, além do desejo de voar mil anos. Através desse gesto singelo ele me desejou muitos anos de vida. Fiquei muito feliz”, disse.

    O desejo de repeito é dividido com outros profissionais. “Gostaria de ganhar não só no meu dia, mas acredito que no dia a dia de todos os professores que acreditam na educação de qualidade algumas regalias, como escolas com infraestrutura, tempo real de planejamento e respeito à diversidade de nossos alunos”, contou Simone Malheiros.

    A pedagoga Andresa Chaves também disse que o melhor presente seria respeito. “Além disso, responsabilidade por parte do poder público! Quando os gestores governamentais forem responsáveis e pararem de tratar a educação como jargão de campanhas, ganharemos um grande presente. Jamais alcançaremos a qualidade que sonhamos enquanto for oferecido atendimentos excludentes. Eu quero isso”, afirmou.

    A professora Paula Bolis disse que gostaria de presenciar um reforma na grade curricular. “Trabalhar potencialidades para que a escola seja realmente um lugar interessante. Fora das grades, a autonomia”.

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