• Dia do comerciário é comemorado na próxima segunda-feira: comércio fechado

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 20/10/2019 08:00

    Outubro é lembrado, anualmente, como o mês do comerciário. Na próxima segunda-feira (21), no feriado do Dia do Comerciário, as lojas não funcionarão em toda a cidade, inclusive os supermercados. Tanto no Centro quanto nos distritos, o comércio manterá as portas fechadas.

    Em toda a cidade, apenas as farmácias – por serem consideradas um serviço essencial – ficarão abertas. A fixação do Dia do Comerciário foi estipulada em Petrópolis pela Convenção Coletiva do Comércio da cidade que, entre outras medidas, abriu as portas na maioria dos feriados com maior apelo comercial neste ano. “É uma data comemorativa para os comerciários, consta na nossa convenção coletiva. Todos os anos fazemos ação comemorativa no clube dos comerciários, é o dia deles ficarem com a família”, destaca o presidente do Sicomércio, Marcelo Fiorini.

    Leia também: Setembro tem o melhor saldo positivo de geração de emprego desde 2011 na cidade

    O feriado do comerciário se estende para todo o estado do Rio de Janeiro. Excepcionalmente, neste ano não haverá programação especial para os trabalhadores do setor durante a data. O presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Petrópolis, Ernani Magalhães, afirma que diversos fatores fizeram com que a decisão tivesse que ser tomada. “Geralmente todo ano fazíamos uma confraternização para comemorar o dia. Mas esse ano a crise nos pegou definitivamente, além do que nos foram retiradas diversas condições que viabilizavam a festa. É uma pena, mas vai ser bom aproveitar o dia com os familiares também”, declarou.

    A empresária Maria Regina Amaral, que possui três lojas na Rua Teresa, disse que é ótimo o fato de o dia não acontecer mais na última semana de outubro. “Na última semana do mês o retorno costuma ser menor. Sendo nessa terceira semana, é bem melhor para os funcionários descansarem, já que pegarão a maratona do fim de ano nas próximas semanas. É um dia bastante agradável”, afirmou.

     

    Últimas