Dez meses depois de cratera engolir casa, moradores do Contorno fecham a BR-040 em manifestação
Moradores da região do Contorno, na BR-040, onde uma cratera engoliu casas e provocou a interdição de outras 50 construções, em novembro do ano passado, fecharam a estrada na tarde deste domingo (30) na altura do quilômetro 81, sentido Rio de Janeiro, em manifestação cobrando uma solução para a questão.
Embora laudos apresentados pela concessionária que administra a rodovia tenham indicado que não houve movimentação no terreno desde o início do monitoramento da área, a Defesa Civil não liberou os imóveis, alegando que a Concer não conseguiu comprovar a ausência de riscos na região. Os moradores dizem que se não há segurança para os donos dos imóveis, também não há segurança para os motoristas que circulam pela rodovia, já que ela passa bem ao lado do ponto onde a cratera surgiu.
Em nota, a Concer informou que mantém o cumprimento do termo que definiu uma série de medidas em apoio às famílias, independentemente de aferição de causa e responsabilidade pela ocorrência. "No semestre passado, as investigações técnicas independentes concluíram que a cratera não teve relação com o túnel da nova subida da serra, resultado que levou à desinterdição da pista no km 81. As mesmas investigações também confirmaram a estabilidade daquele trecho da pista e de seu entorno, única e exclusivamente em relação à subsidência, sem considerar outros fatores alheios à ocorrência de 7 de novembro. O total de vistorias feitas recentemente em imóveis da comunidade é de moradias cujos residentes manifestaram-se favoravelmente à sua realização", diz a concessionária.
Leia também: Contorno sofre, seis meses depois da cratera
Leia também: Ruptura no túnel pode ter causado cratera, aponta relatório do Ibama