• Deus presente, sempre!

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 25/05/2018 14:20

    Existe em nosso país uma teologia que diz: Tudo dá certo para as pessoas que creem em Deus! Assim, sucesso é relacionado com a fé. Obstáculos, doença, desemprego, problemas familiares, enfim, todo tipo de coisas ruins que acontecem são considerados sinais de que Deus não está mais conosco. 

    Um cristão disse certa vez: “É um erro acreditar que, se obedecermos a Deus, tudo dará certo em nossas vidas. Dedicar-se e seguir a Deus é continuar crendo mesmo quando as coisas dão errado!” E o homem concluiu: “Na verdade, o Evangelho avença sobre tragédia e sofrimento.”

    Lembro neste momento os primeiros cristãos que foram perseguidos por crerem em Jesus. Nada na vida deles deu certo! Perderam tudo: família, bens! E ainda foram torturados e mortos! Sobre essa perseguição, somos lembrados de Nero, que incendiou alguns bairros de Roma e colocou a culpa nos cristãos: “Nero apresentou como culpados e entregou aos tormentos mais refinados pessoas que a multidão chamava de ‘cristãos’”. Plínio, legado romano na Ásia Menor escreve no ano 110 dC: “Eis, entretanto, a norma que tenho seguido para com aqueles que me foram denunciados como cristãos. Perguntei-lhes se eram cristãos. Aos que confirmavam, perguntei segunda e terceira vez, ameaçando-os com o suplício; aqueles que perseveraram, mandei executá-los; seja qual for o significado de sua confissão, eu estava certo de que era necessário punir pelo menos essa teimosia e essa obstinação inflexíveis.” 

    Os apóstolos também foram perseguidos. Lembro de Pedro e de Paulo: Pedro foi preso e crucificado (Atos 4.1-4; João 21.18,19) Paulo foi perseguido, apedrejado, dado como morto e provavelmente morre decapitado em Roma (Atos 14.19)

    O que essa teologia moderna diria para eles? Que Deus havia abandonado os cristãos, Pedro e Paulo? Que eles não tinham fé? Não se engane com o conceito errado de que aquele que crer não terá problemas na vida se obedecer a Deus. Enquanto vivermos aqui nesta terra, estamos sujeitos a todo tipo de sofrimento. Mas, mesmo nestes momentos difíceis, temos a certeza de que Deus está conosco e nos dá a força necessária para tudo enfrentar!

    “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque Tu estás comigo; o Teu bordão e o Teu cajado me consolam.” (Salmo 23.4) “No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; Eu vendi o mundo.” (Jesus em João 16.33)

    Conheça a Igreja Evangélica de Confissão Luterana em Petrópolis. 

    Avenida Ipiranga, 346.

    Cultos todos os domingos às 09:00h. Tel. 24.2242-1703


    Últimas