• Detran-RJ publica lista de códigos alfanuméricos de placas subtraídas

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 15/08/2019 15:35

    O Detran-RJ publicou na terça-feira, dia 13 de agosto, no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro uma lista com 579 códigos alfanuméricos de placas do modelo Mercosul. As combinações estampavam placas que estavam armazenadas no posto de vistoria de São João de Meriti e foram subtraídas do local no último dia 7 de julho. A medida é preventiva e busca evitar uma possível clonagem de veículos.

    Leia também: Carro adulterado é apreendido na hora da vistoria do Detran

    Os proprietários dos veículos das placas listadas poderão procurar a sede do Detran, na Avenida Presidente Vargas, 817, para efetuar a troca do código alfanumérico, até o dia de 2 de dezembro. Não haverá custos para os usuários, e o atendimento será feito de segunda a sexta, das 8h às 17h, na Corregedoria do departamento, no 28º andar.

    As placas estavam na unidade desde o início do ano e chegaram ao posto já estampadas para atender a grande demanda provocada pelo lançamento do modelo Mercosul, em setembro de 2018. Para agilizar o atendimento dos usuários agendados e evitar filas nos postos, as chapas foram marcadas com antecedência e enviadas prontas à unidade.

    Leia também: Detran promove ação de inclusão para pessoas com deficiência 

    “Alguns desses atendimentos não foram realizados e as placas ficaram no local. Os usuários remarcaram o serviço para outros postos e novas placas, com os mesmos alfanuméricos atribuídos anteriormente, foram confeccionadas e efetivamente instaladas nos veículos. Por isso, resolvemos, preventivamente, oferecer a troca para evitar possíveis clonagens em razão da subtração ocorrida no posto de vistoria de São João de Meriti”, explica o corregedor do Detran.RJ, Kristiano Jotta.

    Atualmente, a demanda pela troca para o modelo Mercosul já está ajustada e não é mais necessário o envio de chapas estampadas para os postos. Todas chegam lisas às unidades, mas já identificadas com o código de série, o QR code, e são marcadas na hora em que o serviço é realizado. Essa rotina aumenta a segurança e combate casos de clonagem.

    Para solicitar a troca do alfanumérico, o proprietário deve apresentar os seguintes documentos:

    – Formulário impresso do tipo Requerimento Geral (disponível no site do Detran)

    – Original e cópia ou cópia autenticada do RG ou da CNH do proprietário do veículo (caso pessoa física)

    – Comprovante e/ ou declaração de residência do proprietário do veículo (caso pessoa física)

    – Original e cópia ou cópia autenticada dos documentos constitutivos da empresa proprietária (se for o caso)

    – Original e cópia ou cópia autenticada do RG ou da CNH dos sócios representantes (caso pessoa jurídica)

    Últimas