• Desvio evidencia falta de estrutura em vias

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 10/11/2017 10:00

    A interdição da rodovia BR-040, na região do Contorno, por conta do desmoronamento de terça-feira, está refletindo diretamente na vida de milhares de petropolitanos, atrasando as viagens de ida e volta ao trabalho principalmente nos horários de pico. Caminhões, ônibus, e carretas acabam atravancando o fluxo nas curvas estreitas da Duarte da Silveira. O problema apenas reacende uma outra questão: a via não tem infraestrutura para se tornar a principal entrada da cidade, conforme previa o projeto da Concer. 

    Nos horários de pico, a situação é ainda pior: o trânsito intenso acaba desanimando quem precisa fazer o percurso. “Está horrível isso aqui. A Concer está acabando com Petrópolis. Essa cena que você está vendo apenas reflete a realidade. A Duarte da Silveira não tem estrutura para ser a entrada da cidade. Essa é uma rua cheia de curvas, com uma área residencial que já sofre com o fluxo de caminhões por conta de indústrias. Aí você vai e joga todo o fluxo aqui. Mesmo que por acidente, isso mostra a real falta de estrutura”, explicou Adolfo Gomes, gerente de marketing de uma empresa. 

    A dona de casa Marilda Grandeli, de 39 anos, proibiu as crianças de sair de casa fora de hora. “É um perigo esse trânsito intenso aqui. Carretas enormes passam, prendem o fluxo e acabam deixando a gente com medo”, contou. 

    Não é só a região do Bingen que sofre com os congestionamentos. Áreas onde o trânsito já é um problema ficaram ainda mais complicadas com o aumento do número de veículos por conta da interdição na estrada. O trecho da Estrada União e Indústria entre Bonsucesso e o Retiro apresenta vários pontos de lentidão principalmente nos fins de tarde. A vendedora Rosângela Figueira, que mora na Posse e trabalha no Centro, levou três horas para chegar em casa, mesmo optando pelo ônibus mais rápido, que não faz paradas em terminais. “É mais ou menos assim: o que já era ruim, piorou ainda mais. Não tem como não ficar irritada. É muito trânsito, muito estresse”, contou. 

    No sentido distritos, os congestionamentos no fim da tarde de ontem tomaram a União e Indústria entre a Avenida Barão do Rio Branco e o acesso ao Carangola. Ao mesmo tempo, outros trechos como Corrêas, Nogueira e Bonsucesso também apresentaram longas retenções.

    Segundo a Concer, ainda não há previsão de liberação do trecho interditado da rodovia BR-040. Equipes da CPTrans auxiliam os motoristas no trânsito, nas principais vias da cidade. 

    Para evitar o tráfego de veículos pesados dentro de Petrópolis foi feito um bloqueio na estrada, ainda na altura de Três Rios, orientando os caminhoneiros a seguirem pela BR-393 até o acesso à Dutra, para seguir viagem em direção ao Rio. 



    Últimas