Despejo irregular de entulho causa problemas para moradores do Siméria e Vila Felipe
O despejo irregular de entulho nas ruas e lixeiras continua sendo um problema na cidade. No Vila Felipe, os moradores precisam conviver com armários, restos de obras domiciliares e ferro velho. A situação é a mesma na Rua Manoel Francisco de Paula, no Siméria. Por falta de fiscalização e de coleta no local, a encosta que fica ao lado da rua está com acúmulo de entulho e apresenta, também, risco de deslizamento.
Segundo os moradores, além do perigo que é gerado para os pedestres, os despejos exalam mau cheiro quando a temperatura sobe.
O aposentado Amado Damasceno Pacheco, de 83 anos, morador do Siméria, relata que, quando chove, o entulho e o lixo causam diversos transtornos aos moradores da rua. “Eu sempre morei aqui e esse problema é bastante comum. O entulho é despejado e infelizmente demora muito para recolherem. Vários bichos se infiltram nesse entulho e morrem, o que causa em mau cheiro insuportável. O problema é que agora, nessa época de chuvas, essa encosta pode ‘descer’ a qualquer momento, ou seja, problema em dobro”, afirmou.
No Vila Felipe, o entulho está sendo despejado no início da Rua Jacinto Rabelo, próximo à quadra do bairro. O local está tomado de caixotes de alimentos, restos de obras e até mesmo uma Kombi abandonada.
A Prefeitura informou que os bairros receberam remoção de entulho na segunda-feira e que os locais citados na matéria sertão incluídos na programação de serviços novamente.
A Comdep reforçou que o despejo de restos de obras, mato, móveis e eletrodomésticos sobre ruas e calçadas é proibido pelo Código de Posturas do município. A destinação correta é levar o material para o aterro de Pedro do Rio. Quem for flagrado cometendo a irregularidade é intimado a fazer a remoção imediata e recebe multa de R$ 800.
Denúncias podem ser feitas pelo telefone (24) 2246- 9042. A Comdep oferece o serviço de recolhimento gratuito de até 20 sacos de entulho por meio do serviço Disque Entulho – os agendamentos podem ser feitos pelo telefone (24) 2243-7822.