• Desburocratização: incentivo para quem deseja investir em um novo negócio

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 01/01/2020 10:05

    A desburocratização dos serviços é o incentivo para quem deseja abrir um novo negócio, seja microempreendedor ou empresário e, para facilitar a vida de quem quer investir em um novo ramo, ou, até mesmo aumentar o seu negócio, a prefeitura mantém o Espaço Empreendedor. Em um mesmo local e sem necessidade de agendamento prévio, quem quer investir encontra no EE atendimento da Jucerja – Junta Comercial do Rio de Janeiro, secretarias municipais e, pode até solicitar o microcrédito da AgeRio. Em 2018 durante todo o ano, foram atendidas no EE, 10.169 pessoas. Nesse ano, até o momento, mais de 16 mil procuraram o EE.

    “A retomada da economia está diretamente ligada ao surgimento de novos negócios e o poder público está atento as necessidades dos empreendedores. Por isso, o número de atendimento no EE vem crescendo a cada ano. Ao facilitarmos o acesso das pessoas aos serviços necessários para concretização dos negócios, mostramos o ambiente favorável que a cidade tem, com vários setores em destaque e com o auxílio do poder público”, afirma o prefeito Bernardo Rossi.

    Os números de atendimento no EE vêm crescendo a cada ano: mais de 50% de aumento na comparação com o acumulado de 2018. “Quem quer investir não pode perder tempo. Temos o site do EE onde as informações sobre a cidade tem destaque, para que o novo empresário conheça as nossas vantagens, mas, também oferecemos no EE, serviços como o da consulta de viabilidade, que permite ao empresário saber se o estabelecimento que ele quer abrir pode ou não ser aberto em determinada área do município, ou seja, é um trabalho minucioso de desburocratização que auxilia e fomenta o crescimento do setor econômico”, diz o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Fiorini.

    No EE os empresários também têm acesso a outros serviços como: Jucerja, informações sobre alvará, Autenticação de livro, Mais Valia (Secretaria de Obras), Departamento de Trabalho e Renda, Incentivos fiscais (Secretaria de Desenvolvimento Econômico), Posturas e IPTU (Secretaria de Fazenda), atendimento ao produtor rural, Protocolo Geral, Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Meio Ambiente. Um serviço que é bastante procurado é o de cadastro de vagas no Balcão de Empregos.  O atendimento no EE está disponível de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, no Centro Administrativo Frei Antonio Moser – Avenida Barão do Rio Branco, nº 2.846.

    Site do EE

    Todas as informações sobre a cidade e como abrir um negócio estão concentradas em um espaço específico no site da Prefeitura, é a página do Espaço Empreendedor. Informações sobre MEI, alvará on-line, Nota Fiscal Imperial, Incentivos Fiscais e Junta Comercial do Rio de Janeiro – Jucerja – são apenas alguns dos serviços oferecidos no site do Espaço Empreendedor e que já está disponível para consultas: www.petropolis.rj.gov.br/espaco-empreendedor

    No site também há informações sobre a consulta Processo Fácil e links da Jucerja, Balcão de Empregos e site do Sebrae. A página também mostra informações sobre a cidade: turismo, economia, transporte e segurança e o link para o Balcão de Empregos da prefeitura. “É um serviço bastante procurado e os empresários devem usar esse canal para cadastrar as suas vagas”, afirma o diretor do Departamento de Desenvolvimento Econômico e responsável pelo EE, Eduardo Barbosa.

    Últimas