• DER conclui finalmente licitação para recuperar União e Indústria

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 24/12/2019 08:00

    Depois de ter sido adiada por duas vezes, enfim, aconteceu na manhã de sexta-feira (20), a licitação para a contratação da empresa que fará recuperação da Estrada União e Indústria, no trecho entre Pedro do Rio e Posse. De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), sete empresas estão participando do certame e a previsão é que nas primeiras semanas de janeiro seja divulgado o resultado final.

    Em nota, o DER informou que o departamento jurídico está analisando as documentações das empresas participantes e que o processo segue os trâmites legais previstos no edital. Quem vencer a licitação ficará responsável pela pavimentação, drenagem e sinalização de todo o trecho de 14,4 km entre os dois distritos.

    A previsão é de que a obra tenha duração de 240 dias e deverá começar cinco dias após a assinatura do contrato. Ainda não há previsão de quando o contrato será assinado, mas deve acontecer no primeiro trimestre de 2020. O investimento é de R$ 28 milhões.

    A realização da obra pelo DER é uma imposição da justiça. Há 10 anos, uma ação civil pública foi aberta e o órgão foi condenado a fazer a recuperação da estrada. A morosidade para realização da licitação chegou a render multas no valor de R$ 10 milhões propostas pelo Ministério Público Federal (MPF) para o DER. Em todos esses anos da ação, o órgão descumpriu todos os prazos estipulados pela Justiça e não fez as intervenções exigidas na estrada.

    Últimas