• Deputado participa de congresso sobre gestão pública

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 10/06/2016 11:02

    O deputado Hugo Leal (PSB/RJ) participou, na última quarta-feira (08), da cerimônia de abertura do IX Congresso Consad de Gestão Pública. Promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), o evento visa a troca de experiências e a busca de soluções criativas para o aperfeiçoamento da gestão pública no Brasil.

    Hugo Leal destacou que a gestão pública é a responsável por transformar as políticas públicas efetivamente em ações para a população, seja no âmbito federal, estadual ou municipal. Presidente da Frente Parlamentar Mista para o Fortalecimento da Gestão Pública, o deputado disse, ainda, que se o Brasil cuidasse com extremo afinco do orçamento público do país, a Lei de Responsabilidade Fiscal seria totalmente desnecessária. “A gestão pública é a essência do trabalho de toda a administração pública”, afirmou.  

    O orçamento público é um instrumento de planejamento que espelha decisões políticas, estabelecendo as ações prioritárias para o atendimento das demandas da sociedade. Nele deve conter de modo planejado a estimativa da arrecadação de receitas e autorização para a realização de despesas. O orçamento público pode efetivamente garantir o planejamento estratégico, a programação de ações e a definição de metas de governança capazes de gerar resultados e bem-estar para a população brasileira. Assim, a sociedade civil tem um papel importante na destinação do orçamento público devendo fiscalizar este processo, seja fazendo analises, fiscalizando a execução e cobrando transparência do poder público.

    O deputado também comentou sobre o momento delicado em que o Brasil está passando. “Estamos invertendo a lógica. Estamos combatendo a corrupção ao invés de efetivamente não deixar que ela ocorra”, opinou. De acordo com o parlamentar, as boas práticas da administração pública são essenciais para que o Brasil não chegue nesse estado de crise. Hugo Leal destacou que o evento será uma vitrine destas boas práticas e consolidará todo o esforço realizado para a boa gestão pública no país.

    Ao todo, 152 trabalhos irão compor 50 painéis que abordam o tema. O congresso acontece até o dia 10 de junho, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.


    Últimas