• Depois do drama, a comemoração: dois pacientes com Covid-19 se recuperam e têm alta no Hospital Unimed

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 24/04/2020 13:06

    Foi sob aplausos que os sobreviventes da Covid-19 Marcelo Correa Gonçalves, de 53 anos, e Rafael Louro, de 34, deixaram o Hospital Unimed na manhã desta sexta-feira. Ambos foram internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), se recuperaram e retornam para casa após alta hospitalar. Equipe médica e familiares que aguardavam a saída dos pacientes na porta do Hospital filmaram o momento de grande emoção e compartilharam nas redes sociais. 

    Leia também: Paciente recuperado da COVID-19 dá depoimento em vídeo após a alta médica

    Marcelo é ex-atleta paraolímpico e técnico da equipe de Bocha Paraolímpica da Associação Petropolitana dos Deficientes Físicos. Na sua casa, todos os quatro moradores – mãe e irmãos tiveram a Covid-19. Mas Marcelo, por já ter outras comorbidades, teve o quadro mais severo da doença. Ele deu entrada no Hospital Unimed há um mês e ficou internado por 13 dias na UTI. No último dia 17, a primeira vitória foi comemorada pela família, quando ele foi transferido para o quarto. Nesta sexta-feira, voltou pra casa. 

    “A recuperação foi ótima, graças a Deus. Ele reagiu muito bem ao tratamento. Dr. Julio, sua equipe da UTI e todos do Hospital UNIMED, sem exceção de nenhum setor, foram excepcionais no cuidado e tratamento do Marcelo e de toda a nossa família! Nosso aplauso e gratidão a Deus por cada um dos que trabalham lá!”, disse a irmã de Marcelo, Carla Correa Gonçalves. 

    Nas redes sociais, o vídeo da comemoração postado no perfil pessoal do Luciano Correa Gonçalves, irmão do Marcelo, teve mais de 100 compartilhamentos, e muito comentários aplaudindo a recuperação. 

    O mesmo aconteceu com Rafael Louro, de 34 anos, que ficou 25 dias na UTI. A primeira boa notícia de sua transferência para o leito clínico foi há três dias. Hoje na volta para casa, amigos e parentes se emocionaram. Sua esposa, Cíntia Hutter, contou que foram dias difíceis e disse que ganhou o apoio da família e amigos. “A equipe médica foi muito importante. O dr. Julio ligava todos os dias. Eles foram muito presentes. Queria agradecer a equipe médica. Agradecer a família em geral que apoiou nesse período. Agradecer as orações”, disse. 

    Agora, a recuperação continua em casa. Por ter ficado muitos dias internado, Rafael precisa reestabelecer os movimentos e a alimentação. Quando o jovem teve os primeiros sintomas, sentiu febre, tosse e respeitou o isolamento. Mas o quadro se agravou, e, quando retornou ao hospital foi direto para a internação na UTI.

    Ao todo, o Hospital Unimed já contabilizou 14 altas hospitalares de pacientes infectados pelo novo coronavírus. Este dado não leva em conta o municipio de origem, ou seja, podem ser pacientes de outras cidades, o que explica o não aparecimento dos dados nos boletins da Secretaria Municipal de Saúde, que apenas informa casos de moradores de Petrópolis. Segundo o Hospital Unimed, tanto Marcelo quanto Rafael, deram entrada no Pronto Atendimento do Hospital com os sintomas característicos do novo coronavírus – tosse, dificuldade para respirar e febre – e precisaram ficar internados na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). 

    A doença avança muito rapidamente, o que pode agravar o estado de saúde dos pacientes, em alguns casos, tendo a necessidade de internação em leitos de UTI. Dados divulgados pelo Hospital Unimed Petrópolis – que levam em conta os atendimentos na unidade de saúde, e não a origem do paciente – informam que, no hospital, 42 pacientes tiveram diagnóstico positivo para Covid-19. Destes, quatro ainda estão internados e 14 já tiveram alta hospitalar. Há, ainda 18, pacientes em tratamento domiciliar. No hospital foram contabilizadas seis mortes devido a infecção pelo coronavírus.

    O presidente da Unimed Petrópolis, Rafael Gomes de Castro reforça que, apesar das altas hospitalares e do baixo número de pacientes internados no hospital, os índices são flutuantes e variam de acordo com a adesão da população ao isolamento social.

    “Se avaliarmos que hoje temos apenas cinco pacientes internados – quatro com diagnóstico confirmado e um com quadro suspeito – temos a sensação de que o vírus está totalmente controlado. Mas o que precisamos chamar atenção é que já realizamos exames em 124 pessoas e esse número é o dobro do que divulgamos na última sexta-feira. Por conta disso, reforçamos o apelo das pessoas só procurarem o hospital em caso de urgência e que as pessoas só saiam de casa se for realmente necessário e fazendo o uso das máscaras e higienização das mãos”, explica Rafael Gomes de Castro.

    Leia também: Petropolitano diagnosticado com Covid-19 que emocionou equipe do SMH ao receber alta fala sobre a doença

    Últimas