• Depois de um mês de greve, unidades escolares têm rotina normal

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 04/09/2018 16:00

    Após um mês de negociações entre servidores da educação e a Prefeitura, as unidades escolares municipais retornaram às aulas ontem. A decisão pelo fim da greve foi tomada na última sexta, após assembleia realizada na Praça da Liberdade, onde os profissionais acataram a proposta da Prefeitura, apresentada durante a tarde do mesmo dia. 

    Nas instituições, os profissionais ocupavam novamente seus postos de trabalho, com grades de horário acertadas, equipe de apoio atuando e alunos tendo novamente as aulas que não estavam sendo oferecidas com a falta dos professores. Na Escola Municipal Clemente Fernandes, que fica na Rua 24 de Maio, no Centro, durante a greve, os alunos ficaram sem as disciplinas de português, geografia e história. O restante dos conteúdos foram garantidos porque parte da equipe era contratada, o que impediu a interrupção total das atividades. 

    Durante a greve, dos 17 profissionais que trabalham na Escola Municipal Salvador Kling, na Mosela, apenas três professores contratados permaneceram atuando na unidade. As aulas retornaram a normalidade nesta segunda-feira para todos os estudantes do 1º ao 9º ano em todos os turnos. 

    Na Escola Municipal Bataillard, o aviso fixado no portão avisava que todas as turmas teriam aulas normalmente. Na época da greve, a unidade tinha o funcionamento das turmas do segundo segmento do fundamental em horários diferenciados e a educação infantil e primeiro segmento, funcionando normalmente. 

    O coordenador geral do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação em Petrópolis, Daniel Salomão, diz que o trabalho foi intenso para que chegassem a uma resolução para os problemas dos quais a categoria vem correndo atrás. 

    “Foram três dias de intensa negociação, resistência por parte do sindicato e do município. Em assembleia na tarde de sexta, a categoria apoiou o acordo, para evitar um desgaste que já estava afetando a sociedade petropolitana. Portanto, retornamos as nossas atividades normais e o governo cumpriu as suas promessas, as faltas foram abonadas, os pagamentos feitos e agora vamos estabelecer como vai funcionar a reposição das aulas, com um cronograma de ações”, diz. 

    A Prefeitura informou por meio de nota que as 183 unidades da rede de ensino, que contemplam escolas e centros de educação infantil, retornaram as atividades. A Secretaria de Educação realizou um levantamento de profissionais faltosos, mas informou que as ausências verificadas são consideradas dentro da normalidade do dia a dia da rede que tem 2,5 mil funcionários atuando nas escolas.

    Os pais que tiverem dúvidas podem entrar em contato com o Departamento de Inspeção da Secretaria de Educação – 2246-8675. O atendimento do Departamento de Inspeção também pode ser feito presencialmente, de segunda a sextafeira, das 9h às 18h. 

    Últimas