• Demora do Estado para responder às demandas por conta da chuva preocupa

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 11/01/2020 20:49

    Bancários

    O Sindicato dos Bancários promove manifestações, segunda-feira, em frente às duas agências da Caixa Econômica, no Centro, a partir das 14h. Será em protesto contra projetos do governo, de privatizar as partes mais rentáveis da Caixa.

    Encontro cristão

    O Projeto Aviva promove hoje, no Quitandinha, um encontro cristão com música e dança. Será a partir das 19h, na Igreja Projeto Visão de Águia. A participação é aberta ao público, mas, quem quiser colaborar com ações sociais pode levar alimentos não parecíveis. 

    Férias no Museu

    O Museu Imperial vai abrir suas portas à visitação a partir das 10h, de agora até o fim de março. As visitas guiadas permanecerão até o fim de fevereiro, com intervalos de meia hora, entre 10h30 e 16h. A visita guiada é opcional. Quem tiver interesse em participar, deve adquirir o ingresso na bilheteria do museu e dirigir-se ao saguão de entrada, onde será formado o grupo. 

    Concurso

    Para comemorar o Dia do Fotógrafo (8 de janeiro) lojistas da 16 de Março e Alencar Lima lançaram o concurso “16 em Foto”, que dará prêmios aos melhores trabalhos. As fotos devem ser inscritas por meio de feed ou stories no Instagram (perfil oficial @rua16demarço), até o dia 24 de janeiro.

    Petrópolis na tela

    A minissérie “Chacrinha”, que estreia na próxima terça-feira, na TV, tem muitas de suas cenas gravadas em Petrópolis. A obra é baseada no filme Chacrinha: O Velho Guerreiro, filmado em grande parte na cidade, inclusive no palco do Teatro Santa Cecília. Stepan Nercesian interpreta o Velho Guerreiro.

    Campanha solidária

    O Bramil abriu pontos de arrecadação nas unidades de Itaipava e do Itamarati, para receber alimentos não perecíveis e roupas, que serão destinados à Secretaria de Assistência Social, para atender famílias que ficaram desalojadas pelos temporais. Já são 51 as famílias que foram obrigadas a deixar suas casas.

    Ainda não

    O governo estadual demorou para dar atenção aos problemas que Petrópolis tem enfrentado com as chuvas. Somente ontem, o Inea se pronunciou, anunciando uma operação de “limpeza” no rio, na Duarte da Silveira, a partir de amanhã. O vice-governador Cláudio Castro, que é o governador em exercício – Wilson Witzel está em recesso – visitou Barra Mansa e Miguel Pereira, por exemplo, que também sofreram com a chuva.

    Contato

    O deputado federal Daniel Silveira visitou o Corpo de Bombeiros e buscou informações sobre a situação, em Petrópolis. Levou as informações à Secretaria Nacional de Defesa Civil. 

    Mal de ricos e pobres

    O coordenador do Instituto Civis, Mauro Corrêa, acha muito conservador o dado divulgado pela Prefeitura, de que existem mais de três mil imóveis considerados de luxo. Há mais, segundo ele, que argumenta: “Se o imóvel não paga IPTU é porque não há qualquer registro sobre ele na Prefeitura. O projeto não foi apresentado, a licença não foi concedida. Os ricos estão fazendo, por esperteza, o que os pobres fazem por ignorância ou por falta absoluta de recursos para respeitar as regras municipais”. 

    Prioridade

    Mais de Mauro Corrêa: a prioridade absoluta tem de ser dada às questões habitacionais. “É preciso tirar as 15 mil famílias que moram em áreas de risco e depois reflorestar as encostas. Sem isso, não há solução para as inundações”, diz.

    Acredite se quiser

    É difícil de acreditar, mas é verdade: Renato Ambrósio e Carlos Frederico Machado flagraram o que a Secretaria de Obras permitiu que fosse feito na Rua Casimiro de Abreu, esquina com João Caetano. Os paralelepípedos foram retirados para realização de uma obra e não foram recolocados. O local foi coberto por asfalto e as pedras empilhadas na calçada. É tudo que precisava para o restante do calçamento histórico seja desestabilizado e destruído.

    Últimas