• Delegacias de Petrópolis participam de megaoperação no Estado para prender autores de roubo, latrocínio e receptação

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 26/08/2020 08:30

    As duas delegacias de Petrópolis – 105ª (Retiro) e 106ª (Itaipava) – estão participando da Operação Espoliador III para o cumprimento de mandados de prisão contra foragidos da Justiça apontados como autores de roubo, receptação e latrocínio. Comandada pela Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol) a ação começou na manhã desta terça-feira (25) em todo o Rio de Janeiro e, até o momento, 226 pessoas já foram presas. 

    Na 105ª DP, os policiais já conseguiram cumprir dois mandados de prisão preventiva por roubo e um flagrante por receptação. Já os agentes da 106ª DP fizeram três prisões em flagrante por receptação. As diligências seguem em andamento. Além das delegacias de Petrópolis, também participam da operação os departamentos gerais de Polícia da Capital (DGPC) da Baixada Fluminense (DGPB), do Interior (DGPI), Especializada (DGPE) e de Homicídios e Proteção à Pessoa (DGHPP). 

    Os mandados são provenientes de inquéritos policiais das delegacias de todo o estado e de levantamento realizado pela Polinter. As investigações apontam que grande parte dos roubos praticados no estado são patrocinados por organizações criminosas de tráfico de drogas. Os traficantes, visando o aumento dos lucros ilícitos, emprestam armas para criminosos praticarem todos os tipos de roubos.

    A ação também tem como objetivo a prisão de receptadores, responsáveis por adquirir os produtos roubados, estimulando a prática criminosa, e de latrocidas, que acabam matando a vítima durante a ação.

    As investigações constataram que o crime organizado de tráfico e milícia é responsável por cerca de 79% dos roubos de veículos praticados na Capital, 73% na Baixada e 84% em Niterói e São Gonçalo. Em relação aos roubos de cargas, a participação é de pelo menos 65% dos roubos na Capital, 64% na Baixada e 62% em Niterói e São Gonçalo. 

    Em 2019, a Secretaria de Estado de Polícia Civil indiciou 12.587 autores de roubo, o que representa um aumento de 18,8% em relação a 2018. Além disso, em 2019 foram presos 2.135 ladrões (a maioria investigados em vários inquéritos policiais) – mais de 100% de aumento comparado ao ano anterior.

    Leia também: PM apreende 600 pinos de cocaína e rádios transmissores enterrados em mata no São Sebastião

    Últimas