Delegacia de Itaipava identifica falso roubo de moto para golpe do seguro
Policiais da 106ª Delegacia de Polícia, em Itaipava, realizaram nesta terça-feira (18) a operação Pinóquio, com o objetivo de cumprir mandados de busca e apreensão relativos a um inquérito que apura denúncia de roubo de uma moto Tiger 800, no último dia 24 de novembro. Segundo a delegada titular da unidade, Juliana Ziehe, o caso é uma falsa comunicação de crime de roubo e estelionato, prática que vem crescendo na cidade com foco em aplicar golpe em seguradoras.
O autor do registro procurou a unidade dizendo ter sido vítima de um roubo praticado por um homem e uma mulher que estavam armados e o teriam amarrado para levar o veículo. As investigações tiveram início logo após o registro do caso. Os policiais identificaram que o autor do registro ainda pagava as prestações da moto e, com o golpe do seguro, receberia em torno de 90% do valor da motocicleta.
"Assim que o caso foi comunicado à delegacia, empenhamos todos os esforços para identificar os autores do roubo. Após diversas diligências e análise de câmeras de segurança, verificamos que o autor simulou o roubo para recebimento do seguro", afirmou a delegada Juliana Ziehe.
A delegada alertou sobre os prejuízos da falsa comunicação de crime para o trabalho policial e a sensação de segurança. "Estamos verificando um aumento de falsa comunicação de roubo e estelionato na cidade para golpe de seguro. Isso é uma preocupação porque causa uma falsa sensação de insegurança e prejudica o trabalho policial, que empenha todos os esforços para investigar um crime que não aconteceu", destacou.
Durante a operação, os policiais apreenderam celulares do autor do registro, que serão encaminhados para análise pericial. As investigações continuam para identificar as duas pessoas que participaram do falso roubo da moto.