• Defesa Civil registra 67 ocorrências

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 15/12/2016 10:45

    A Secretaria de Defesa Civil e Segurança Pública informa que as chuvas fortes das últimas 24 horas geraram 67 ocorrências pelo telefone 199 em Petrópolis, entre deslizamentos atingindo residências, fundos de terrenos e vias públicas no 1º distrito do município. Não houve vítimas ou feridos. Há pelo menos três famílias desalojadas, que foram para a casa de amigos ou parentes. Não há desabrigados. O maior índice pluviométrico foi registrado no Independência, onde choveu 206 milímetros em 24 horas. A Defesa Civil opera no estágio de alerta.

    No Siméria, uma casa foi destruída por um deslizamento. No São Sebastião, um deslizamento atingiu uma casa. Na Mosela, um deslizamento descalçou uma casa. Em todos esses casos, as famílias deixaram os imóveis com segurança e informaram aos agentes da Defesa Civil que iriam para a casa de amigos, vizinhos ou parentes.

    Técnicos da Defesa Civil seguem nas ruas atendendo aos chamados e estão acompanhados por técnicos da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), que estavam em Petrópolis para um treinamento.

    Conforme alerta encaminhado pelo Cemaden à Secretaria de Defesa Civil e Segurança Pública, permanece a previsão de chuvas fortes ao dia (15/12), com o risco de deslizamentos. Em função disso, a recomendação da Defesa Civil é que moradores de áreas de risco não fiquem em casa. Essas pessoas devem procurar um local seguro, como casas de amigos ou parentes que não morem em áreas de risco.

    Conforme for a necessidade, os pontos de apoio mantidos pela Prefeitura serão abertos, a qualquer hora do dia. Moradores de áreas de risco que precisarem desses pontos devem ligar para a Defesa Civil pelo telefone 199. A ligação é gratuita.

     “A previsão de chuvas fortes continua, por isso é fundamental que os moradores de áreas de risco se previnam. Até mesmo porque o solo já está encharcado, então o risco de deslizamentos nas próximas horas é real. Quem mora em área de risco deve agora agir para garantir a segurança de sua família. Essas pessoas devem sair imediatamente de casa e procurar um local seguro”, disse o secretário de Defesa Civil e Segurança Pública, Rafael Simão.

    No caso de qualquer sinal de instabilidade na casa ou no terreno, o morador deve ligar para o telefone 199 e pedir uma vistoria preventiva da Defesa Civil. A ligação e o serviço são gratuitos.

    Últimas