• Defesa Civil Jovem promove “aulão” de geografia para o Enem

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 25/10/2019 12:00

    Geografia e Defesa Civil: Mudanças climáticas e desastres de origem natural. Esse foi o tema do “aulão” promovido pela pasta para alunos do ensino médio que fazem parte do Defesa Civil Jovem e que estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Realizada nesta quinta-feira (24.10), a ação reuniu 150 pessoas de cinco instituições de ensino. O programa, lançado em setembro pelo prefeito Bernardo Rossi, está capacitando os estudantes para se tornarem monitores do Defesa Civil nas Escolas em suas instituições de ensino e em escolas com ensino fundamental e educação infantil. Além do reforço no aprendizado para o Enem, a atividade também aproximou os adolescentes da Defesa Civil.

    “Estamos cumprindo nosso papel social de ajudar esses jovens na sua preparação para o Exame com esse tema que é recorrente nos últimos vestibulares. Por outro lado, os jovens têm papel fundamental na sociedade e precisamos reforçar a importância da prevenção de desastres na nossa cidade”, explicou o secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias, coronel Paulo Renato, que é professor licenciado em Geografia e ministrou o “aulão”.

    O Enem avalia o desempenho escolar ao final da educação básica. Realizado anualmente pelo Inep, desde 1998, o exame colabora para o acesso à educação superior e a programas de financiamento e apoio estudantil. Os resultados também permitem o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais. Neste ano, as provas serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro. Os alunos devem estar atentos a tema atuais, como as mudanças climáticas.

    “Aprendi bastante. Esse é um momento importante para todos nós que estamos aqui. Quanto mais informação sobre problemas ambientais e geografia, que são assuntos que estão em evidencia, mais isso vai melhorar a nossa preparação, disse Everton Dias, aluno e integrante do grêmio estudantil do Colégio Estadual Princesa Isabel.

    “Trouxemos alunos de outras turmas, além do terceiro ano, para que já tenham essa vivência e conhecimento. O Enem é um momento importante para os alunos, então quanto mais tempo eles estiverem se preparando, melhor será o desempenho de cada um”, disse Karine Vaz Toraldo, orientadora pedagógica do Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio.

    O Defesa Civil Jovem tem o objetivo de abordar a prevenção de desastres de origem natural com os adolescentes nas salas de aula do ensino médio. “Esse trabalho em sala de aula feito com os adolescentes é importante para garantirmos um futuro resiliente, criando uma cultura de percepção de riscos e de prevenção”, destacou o prefeito Bernardo Rossi.

    “No primeiro semestre deste ano, apenas duas escolas estaduais aderiram ao Defesa Civil nas Escolas. Dessa forma, em parceria com os grêmios estudantis, a gente consegue abordar a prevenção de desastres em mais salas de aulas com os adolescentes”, completou o coronel Paulo Renato.

    Últimas