• Defesa Civil entrega laudo de desinterdição da área do Contorno

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 20/10/2018 09:51

    Conforme a Tribuna noticiou na última quinta-feira (18), a Defesa Civil (DC) entregou nessa sexta-feira (19), ao Ministério Público Federal (MPF) o laudo de desinterdição da área onde fica a Comunidade do Contorno, na altura do quilômetro 81 da pista de descida da BR-040. A medida é o primeiro passo para que os moradores consigam voltar para suas casas. A comunidade foi interditada em novembro do ano passado, após a abertura de uma cratera às margens da rodovia.

    A medida foi acordada durante reunião entre os moradores do Contorno, técnicos da Defesa Civil, representantes da Concer – concessionária que administra a BR-040 – e do Ministério Público Federal. Com a desinterdição, a área passa agora por intervenções que permitam o retorno dos moradores. Entre as ações está a instalação da iluminação pública e da rede de energia nas casas, a revisão da rede de esgoto e a limpeza das vias por parte da Comdep.

    Além disso, a Concer ficou de entregar, na próxima semana, um plano de ação que deverá conter as intervenções que deverão ser feitas no entorno das casas, especialmente naquelas que ficam próximo ao local da cratera. "Esse foi o primeiro passo para que possamos retornar para as nossas casas. E enquanto isso, a Concer continua pagando o auxílio aluguel", disse a moradora Angélica Domingas. A concessionária também mantém o aluguel do imóvel onde está funcionando a Escola Municipal Leonardo Boff.

    A cratera de cerca de 30 metros de profundidade na altura do quilômetro 81, na pista de descida da Serra de Petrópolis, engoliu uma casa e destruiu parcialmente outra. Desde então, 55 moradias foram interditadas pela Defesa Civil, assim como o prédio da Escola Municipal Leonardo Boff. A rodovia também ficou fechada e só foi liberada em abril, quando a Concer entregou laudos que garantiam a segurança da pista.


    Últimas