• Decisão restringe visitas às instituições que abrigam idosos

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 22/03/2020 12:00

    O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) emitiu recomendações para que os gestores de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) adotem medidas preventivas devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Em especial a restrição de visitas de instituições religiosas e assistenciais. Na cidade, os lares para idosos estão optando por restringir todas as visitas por tempo indeterminado e a higienização e esterilização de roupas e itens dos funcionários das instituições. 

    Segundo o MPRJ, a medida leva em consideração a preocupação com os idosos que se enquadram no grupo de risco mais vulnerável. Há ainda a recomendação da restrição de realização de comemorações que importem na aglomeração dos idosos com o público externo, e a orientação para que todos que ingressarem nas ILPIs façam a higienização das mãos, com preparação alcoólica ou água e sabonete líquido (ou espuma). 

    Leia também: Petrópolis registra a primeira morte por coronavírus

    No Lar São João de Deus, em Itaipava, além da restrição total de visitantes, a instituição adotou medidas rigorosas de proteção com os funcionários. Na chegada e na saída, os funcionários tomam medidas de higiene e tem itens e roupas esterilizadas. No atendimento interno utilizam uniforme, luvas e máscara. O lar tem 63 hóspedes com idade entre 70 e 107 anos. “Nós passamos toda a situação para os hóspedes, explicamos o que está acontecendo e o motivo de restringir as visitas. Eles entenderam muito bem”, disse o gerente, Rafael Calado. 

    Na Casa de Repouso Nosso Lar em Correas, são 13 hóspedes com idade entre 65 e 90 anos. Segundo a gerente Cristina Esteves, a visitação também está totalmente suspensa até que a situação se normalize. Os funcionários também tem passado por uma rigorosa higienização na instituição. 

    Leia também: Combate ao coronavírus: prefeito anuncia o fechamento do comercio varejista

    Segundo o Ministério Público, diversas promotorias de Justiça com atribuição na fiscalização destes tipos de instituições, estão publicando normas de conduta específicas para prevenção e controle de infecções pelo Covid-19 que serão adotadas nas Instituições de Longa Permanência de Idosos no Estado do Rio de Janeiro.

     

    Últimas