• Da padaria do convento à mesa dos fiéis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 09/03/2020 14:39

    A tradição dos frades de fazer pães nos conventos é antiga. Os conventos possuem, normalmente, as padarias e, na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, não é diferente. As receitas tradicionais sempre foram uma verdadeira tentação para os fiéis, mas estavam restritas ao consumo da paróquia. Atendendo a pedidos, quatro tipos de pães começaram a ser vendidos nas missas dos fins de semana. A novidade atraiu a atenção do público que esteve presente na missa do último domingo, dia 1, esgotando rapidamente a produção. 

    Frei Marcos Andrade, responsável pelo trabalho, disse que já foram feitos alguns testes anteriormente para ver se a venda dos pães teria boa aceitação do público. Isso, devido aos diversos pedidos dos frequentadores da Igreja e, com o sucesso da última semana, o frei decidiu dar continuidade aos trabalhos nesta semana, e deve seguir.

    Leia também: Bolsonaro indica dois nomes ligados à igreja evangélica para diretoria da Ancine

    “No ano passado, fizemos a experiência de fazer o pão cervejeiro e foi um sucesso de venda. No domingo retrasado fizemos os tradicionais pães alemão e integral e esgotaram rapidamente. Vendo que essas receitas faziam sucesso, decidimos começar a vender nos horários de missa. Na semana passada, foi a vez da cuca alemã com algumas variedades de sabor, como de damasco, de frutas vermelhas, amendoim”, disse.

    A necessidade de juntar fundos, principalmente para a manutenção do convento da igreja, foi mais um dos impulsos para dar continuidade à ação. Fora isso, frei Marcos destacou que as pessoas, além de ter a oportunidade de experimentar os pães, podem colaborar com a formação e os estudos dos frades.

    “Percebemos que a venda dos nossos pães podem ser uma ajuda financeira, especialmente para a manutenção do convento que, neste ano, recebe 32 jovens frades estudantes de teologia. Como os padeiros são os próprios frades, as pessoas também acabam ajudando na formação deles”, pontuou.

    Leia também: Igreja evangélica contrata músicos para formar banda gospel

    A principal questão que surgiu como obstáculo para a continuação do trabalho é a produção. O sucesso é tão grande que a quantidade produzida não tem sido suficiente, acabando rapidamente: “A única dificuldade é que a quantidade não está dando conta. Nos finais de semana, são seis horários de missa e, ao final da segunda, e início da terceira, já acaba tudo”, informou.

    De acordo com Frei Marcos, a padaria do convento foi construída pensando na produção interna, o que exigiria toda uma adaptação do espaço: “Por enquanto, estamos fazendo uma quantidade a mais daquilo que fazemos para o consumo interno dos frades no convento. Como a padaria não é feita para a produção em massa, estamos tendo dificuldade. Quem sabe, se continuar vendendo assim, teremos que pensar numa forma de produzirmos mais”, projetou.

    Leia também: Projeto que estimula alimentação saudável e vegetal faz um ano em Petrópolis

    Sobre as receitas, ainda não houve a definição concreta do que será feito a cada fim de semana, mas a tendência é que todos os domingos haja algo saboroso e atrativo para os fiéis: “A tendência é fazermos somente os pães alemão e integral e, uma vez ou outra, as cucas ou outros tipos, mas ainda não chegamos a uma definição. Pretendemos vender todos os domingos para qualquer um que se interessar em experimentar um pouco da culinária dos frades”, finalizou. 

    A Paróquia fica localizada no número 95 da Rua Montecaseros, no Centro.

    Últimas