• Curtas e elegantes, as calças são as queridinhas da temporada

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 31/10/2016 13:00

    Conforto! Essa é a palavra de ordem para o mundo da moda daqui para frente. Isso é o que indicam especialistas do setor que acompanham no dia a dia as tendências nas passarelas e nas ruas. Essa busca partiu do consumidor que cada vez mais anseia por looks confortáveis. Esse novo comportamento tem motivado até grandes marcas a buscarem um novo reposicionamento como foi o caso da grife Victoria's Secret, que identificou a nova demanda e teve que mudar o foco: de lingeries sexy a um estilo que ofereça maior conforto para as suas clientes. E é essa mudança de interesse do público-alvo que fortalece os novos produtos que estão bombando no mercado, como as calças pantacourt. 

    Elas já tentaram conquistar o público feminino em outras ocasiões, mas não fizeram muito sucesso, como explica a especialista setorial da Firjan Eliana Andrello. Segundo ela, a pantacourt remete ao fim dos anos 1980 e início de 1990, ao mesmo tempo em que os comprimentos midis estavam em alta: “Mas não caíram no gosto das mulheres naquela época”, revelou. A diferença dos modelos daquele período para agora, ela afirmou que tem mais a ver com a tecnologia empregada na produção e também no tipo de material, que aparecem em tecidos mais fluidos, como seda, crepe, veludo e linho com algodão. 

    Quem passeou pelo evento de moda Veste Rio, na Marina da Glória, na semana passada, observou que nessa temporada a pantacourt está muito em alta. As cores e combinações de diversos tipos apareceram em blogueiras e público em geral que marcou presença no espaço. Recentemente, a petropolitana Maria Eduarda Almeida, ou a Fina Barganha, como é conhecida no mundo da moda, aderiu a tendência. No Instagram, onde ela tem mais de 17 mil curtidores, contou recentemente, em um post que veste um modelo da rede Riachuelo, que tem uma relação conturbada com a pantacourt. “Desde que a moda pegou não consegui vestir uma que gostasse. Ou eram curtas demais ou longas demais, pantalonas demais”, disse. Três dias depois, mais uma postagem com o mesmo modelo, mas de outra cor e a blogueira teve que se justificar dizendo que para quem tinha uma relação conturbada, em uma mesma semana apresentou aos seguidores duas combinações com pantacourt: “Até semana passada não conseguia achar uma que me agradasse, depois de muito tentar vieram três de uma vez”, brincou. 

    O conflito encontrado pela blogueira foi também o de muitos como disse a especialista da Firjan. Nathália Coelho, analista técnica. Para ela, o que pode ter feito com que dessa vez as peças realmente tenham conquistado o público feminino é que elas aparecem com cintura mais alta, que alonga a silhueta, permitindo que pessoas altas e baixas possam usá-las. Já sobre as cores, contou que tem visto em tons de azul serenity e rosa quartzo, escolhidas pela Pantone como os tons do ano, e suas variantes. 

    Nas passarelas e ruas, elas aparecem com croppeds, blusas mais coladas ao corpo e com os queridinhos oxfords metalizados, que também viraram febre. Mas também podem ser usadas com tênis brancos, que também são uma tendência forte para a temporada; com rasteirinhas e até salto alto. As pantacourts são peças confortáveis mas que deixam o look elegante. Não à toa já conquistaram famosas como Bruna Marquezine, Sandy, Grazi Massafera e Kendall Jenner. 




    Últimas