• Cursos gratuitos capacitam profissionais do comércio para atendimento pós-quarentena

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 12/05/2020 13:22

    Como preparação para a retomada da economia quando o período de isolamento chegar ao fim, o MercoSerra fechou uma parceria com o Instituto Mix, especialista em educação profissionalizante, para disponibilizar um curso online de prevenção à Covid-19. O objetivo é preparar comerciários e os gestores dos estabelecimentos comerciais para o atendimento aos clientes.

    O curso básico, destinado a todos os trabalhadores da indústria e do comércio, tem carga horária aproximada de 90 minutos e aborda os seguintes aspectos: o que é o novo coronavírus, como se transmite, principais cuidados, sinais e sintomas da pessoa contaminada, cuidados no retorno para casa, cuidados no local de trabalho, cuidados gerais. Os cursos não têm custo para as empresas e alunos e, ao final, todos receberão por e-mail um certificado digital. Os cursos podem ser acessados através deste link.

    “O Instituto Mix acredita que quanto mais preparados para a retomada do setor, melhor e mais rápida ela vai ser. A retomada vai acontecer mediante critérios técnicos, com normas rígidas de segurança. E precisamos estar preparados. O curso vai trazer essa capacitação para evitar que a disseminação do vírus volte a acontecer, evitando, assim, que as medidas restritivas voltem”, explica Geraldo Bonifácio Júnior, consultor Master do Instituto Mix no Rio de Janeiro.

    Leia também: Volume de serviços cai 6,9% em março, maior recuo desde 2011

    De acordo com levantamento realizado pela Fecomércio, o consumo não retornará com o mesmo impulso depois da abertura do comércio de bens e serviços em geral, sendo mais provável que o público e a oferta voltem aos poucos. Essa conclusão foi possível depois que pesquisadores do IFec/RJ ouviram 962 consumidores sobre seus atuais hábitos de consumo. Para 54,8% da população, suas decisões de compra foram suspensas. Outros 17,6% revelaram que suas compras foram adiadas para o segundo semestre e, 11,1%, postergaram para o próximo mês.

    “A pandemia de Covid-19 trouxe muitas mudanças. Seja na maneira de nos relacionarmos, seja na maneira como consumimos, a realidade é que existe um “novo normal” ao qual precisaremos nos adaptar. O comércio é um dos setores que enfrenta as consequências da crise sanitária. Queda na demanda e redução de faturamento são alguns dos problemas”, argumenta o tesoureiro do MercoSerra, Marcelo Fiorini.

    Leia também: Prefeito diz que não é o momento de abrir academias e salões de beleza

    Sobre o MercoSerra

    O MercoSerra é uma rede formada por representantes do poder público, empresários e sociedade civil organizada de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo. Em Petrópolis, fazem parte desse grupo, o Petrópolis Convention & Visitors Bureau (PC&VB), a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o Sindicato do Comércio Varejista de Petrópolis (Sicomércio) e a Associação da Rua Teresa (ARTE), entre outras instituições e empresários. O grupo promove ações voltadas para o fomento da economia nas três maiores cidades da serra fluminense.

    Últimas