• Cuidados durante o banho e na hora da tosa garantem a saúde dos pets

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 25/10/2018 14:45

    Seja no verão ou no inverno, cuidar do pelo dos pets é fundamental para sua saúde e bem estar. Apesar do banho e tosa serem muito comuns, alguns tutores ainda têm duvidas sobre a frequência com quem que devem ser feitos e os cuidados para que não prejudique a saúde do animal. 

    Leia também: Animais de estimação também podem sofrer de doenças emocionais?

    Câncer de mama: animais também podem desenvolver tumores mamários

    Há quem opte por dar banho em casa por conta própria, mas especialistas recomendam que o procedimento seja feito sempre por um profissional. Para a tosadora Monique Nunes, é importante que um profissional habilitado faça o banho e a tosa, porque apesar de parecer simples, o especialista está capacitado para tomar todos os cuidados que muitas vezes passam despercebidos em casa e que podem ser prejudiciais aos animais.

    “É importante cuidar para que não caia água nos ouvidos, shampoo nos olhos, e usar sempre produtos específicos para o pelo do animal. É comum que alguns cães tenham alergias, ou tenham a pele mais sensível. Por isso, devem ser usados produtos dermatológicos próprios para cada tipo de pele. Os produtos com perfume devem ser evitados nos casos de alergia, porque pode trazer mais irritação para a pele do animal”, destacou.

    A água quentinha, tanto no inverno quanto no verão, é a primeira recomendação da tosadora. “Colocar uma proteção nos ouvidos, evitar que caia sabão nos olhos, fazer a escovação da pelagem, inclusive durante o banho para evitar que se formem nós”, explica Monique.

    Fazer a higienização de unhas e orelhas nem sempre é fácil, porque muitos cães e gatos são agitados. A dica é deixar o animal tranquilo. Existem vários produtos no mercado específicos para a higienização das orelhas. O ideal é usar um produto próprio para limpar dentro das orelhas, como o talco.  Se não forem bem secas, a água que acumula pode causar uma otite, explicou a tosadora.

    Outra dica importante é sobre a secagem. “É sempre aconselhado a secagem após o banho, principalmente no inverno, para evitar que o animal fique resfriado. Inclusive animais que com os pelos pequenos”, destacou.

    Já na tosa, além de estética, faz parte da higiene e saúde dos bichinhos. Ficam mais bonitos e com boa aparência, e para algumas raças, é indispensável para transpiração. O aconselhado é que durante o inverno, a tosa não seja feita com tanta frequência, e principalmente que o pelo não seja podado tão curtinho, para que ele possa ajudar a aquecer o animal. 

    Lembrando que a pelagem, é uma proteção para a pele de cães e gatos tanto no inverno quanto no verão. Então, durante os dias de calor é aconselhado também que tome cuidado para não tosar tão baixo a ponto de deixar a pele do animal tão exposta. Há outras formas de ajudar o pet a se refrescar sem deixa-lo totalmente sem pelos. 

    A tosa higiênica é mais conhecida, o especialista faz o corte do pelo em pontos específicos, para trazer mais segurança ao animal, e evitar o acumulo de parasitas e fungos. “Na tosa higiênica, normalmente podado os pelos da barriga, bumbum, órgãos genitais, patas, orelhas e ao redor dos olhos em algumas raças. Tudo vai depender do crescimento e do tipo de pelo do cachorro e gato”, completou.


    Últimas