• Crossfit: exercícios que rendem disposição em tempos de correria

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 02/04/2017 09:00

    Nos tempos atuais, a correria cotidiana requer uma boa dose de exercícios para dar conta dos compromissos, que não são poucos. Dependendo da profissão, então, estar em forma é fundamental para alcançar o sucesso. Antenada com o presente e o futuro, a Tribuna corre contra o tempo para se adequar às exigências de um público cada vez mais conectado, o que para cumprir essa missão alguns de seus funcionários se dedicam ao crossfit, uma modalidade de atividade física que até virou esporte.

    Aliar a boa forma com a qualidade de vida são os objetivos a serem alcançados, pois assim podem dar conta de tantas tarefas diárias. Que o diga a jornalista Renata Almeida, que amanhã completará 32 anos. Editora do site da Tribuna, ela sabe muito bem o quanto é difícil dar conta de um mundo de notícias, muitas delas acontecem de uma hora para outra. Apesar de trabalhar com muita intensidade e de possuir dedicação integral, não abre mão do crossfit.

    Os horários dos seus treinamentos variam de acordo com o dia. Pode começar bem cedo ou até mesmo à noite. O que Renata não abre mão é de trabalhar com intensidade no conjunto de exercícios oferecidos por seu treinador. Na realidade, ela busca competir consigo mesmo na busca da melhor forma e que dê a capacidade de enfrentar um cotidiano de muito trabalho. “O crossfit faz toda a diferença na minha vida. Para as coisas mais simples até conseguir uma boa forma corporal”, explicou a jornalista.

    Quando se refere as coisas mais simples, aborda a questão de carregar uma sacola de supermercado, ou até mesmo quando chega em casa após um dia exaustivo de trabalho. “O crossfit me proporciona uma excelente qualidade de vida. Faço as mesmas coisas que as pessoas comuns, mas com uma diferença: tenho a disposição para enfrentar o dia-a-dia numa boa”, disse Renata, que afirma gostar dos exercícios rápidos e intensos que pratica na sua academia. Isto também a disciplinou na alimentação e na hora do sono, que considera fundamental para o sucesso de seu treinamento.

    Se para Renata Almeida o treino de crossfit contribui para a melhora da qualidade de vida e disposição para o trabalho, o que dizer do diretor de programação da Tribuna Fm, Rafael Bento, que tem na modalidade aquilo que chamamos de algo mais”: não apenas faz os exercícios como também compete e ainda ministra aulas em academia. Ou seja, vai além dos objetivos da colega de trabalho. Um exemplo do bem que o crossfit fez bem para a sua vida está nos números, já que desde que começou a exercitar dessa forma perdeu 30 quilos. Tudo isso em apenas seis meses de dedicação.

    Assim, o crossfit virou a cabeça de Rafael. E aquilo que era uma novidade na área de educação física, o comunicador e professor virou parte de sua vida. Não mede esforços, por exemplo, para participar de campeonatos da modalidade. E treina praticamente todos os dias. É desnecessário dizer que a qualidade de vida adquirida por ele ao longo de meio ano melhorou em doses cavalares. Ele observou que qualquer pessoa pode praticar o crossfit, desde que bem orientado por profissionais.

    “O crossfit é para todo mundo. É uma série de exercícios em que o indivíduo nunca  cai na rotina, como ocorre na musculação, por exemplo. Muitos dos meus alunos largaram outras formas de se exercitar para fazer o crossfit. É uma novidade muito boa, pois garante resultados através de uma sequência de exercícios rápidos. Para mim, me ajuda muito no meu trabalho como professor e aqui na Tribuna FM”, ressaltou Rafael, que prevê espaço para o crescimento da modalidade nos próximos anos.

    O Crossfit é um programa de treinamento de força e condicionamento físico geral baseado em movimentos funcionais, feitos em alta intensidade e constantemente variados. Normalmente esses movimentos se enquadram em três modalidades: levantamento de peso olímpico, ginástica olímpica e condicionamento metabólico, ou cardio. É o método de treinamento que mais cresce atualmente no mundo, por proporcionar a mais completa adaptação fisiológica possível no seu praticante, independente da idade ou nível físico do mesmo.

    Treinando crossfit, se busca desenvolver e melhorar todas as nossas capacidades físicas, são elas: resistência cardiovascular (respiratória), resistência muscular, força, flexibilidade, precisão, potência, agilidade, equilíbrio, coordenação e velocidade.


    Últimas