• Crise: redução na demanda faz Única cortar horários extras de suas viagens

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  • 12/04/2016 10:40

    A empresa Única/Fácil reduziu em, pelo menos, quatro o número de carros extras diários de todas as linhas intermunicipais. Os horários eram abertos de acordo coma demanda, porém a procura pelas passagens diminuiu e a medida foi adotada pela empresa como forma de evitar prejuízos. De acordo com a empresa, nenhuma interferência foi feita nos horários obrigatórios estipulados pelo(Departamento de Transportes Rodoviários do Rio de Janeiro) Detro e pela (Agência Nacional de Transportes Terrestres) ANTT .Com a alteração, atualmente a Única/Fácil realiza 29 viagens diárias com destinos ao Rio de Janeiro,cinco para Juiz de Fora(MG) e duas para Cabo Frio.A empresa não descarta a introdução de ônibus extras,desde que haja procura.Apesar de a explicação ter sido a queda do número de passageiros, a quantidade não foi especificada.De acordo com o coordenador de operações da empresa, Luiz Felipe Fernandes,o dado ainda não foi contabilizado e para fazer as modificações os órgãos competentes foram consultados.“Não cortamos nenhum horário obrigatório, o que houve foi adequação à demanda devido a uma queda no número de passageiros. Esseshorários eram abertos quandohavia lotação e eles foramcortados. Carregar poucos passageiros é prejuízo, assim como ônibus parado. Quanto mais ônibus na rua melhor,mas tudo depende da demanda.Se houver necessidade oshorários extras serão abertos”,afirmou Luiz Felipe.Nenhuma pesquisa foi feita para descobrir o motivo da queda na demanda, mas para o advogado da Única/Fácil, José Augusto Cortinhas,a redução na procura pelos passageiros é devido às demissões em massa que vêm acontecendo por contada atual conjuntura econômica do país. “Infelizmente o desemprego tem crescido e as pessoas deixaram de utilizar o transporte. Outro fator são as que descem dividindo os gastos ou em vans, o que prejudica a empresa que oferece seguro ao passageiro”, aponta.Ainda com os cortes das viagens, a empresa não pretende diminuir o quadro de funcionários. “Estamos contendo despesas para manter os funcionários. Estamos evitando ao máximo as demissões”,garante.

    Outra alteração 

    A rota Petrópolis x Castelo também foi alterada e agora antes de chegar ao destino final a linha passa pela rodoviária Novo Rio e só depois segue para o Castelo. Antes, os destinos eram um só e a demora da viagem tem aborrecido os passageiros. O advogado Mauro Correa, que trabalha no Rio e utiliza o transporte diariamente, disse que a extensão da linha tem provocado uma demora de, pelo menos, 30 minutos nas viagens.“Os horários que foram cortados não fazem muita diferença para mim, mas a mudança na logística tanto para quem sobe quanto para quem desce é pior do que a mudança de horários. Talvez a falta de concorrência, oque obrigaria melhorias na qualidade do transporte, seja o motivo para esses problemas”,declara.

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