• Crianças participam da Semana de Tecnologia do LNCC

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 25/10/2019 12:00

    Leitura dramatizada e instruções para combate de incêndios florestais foram algumas das atividades apresentadas para os alunos do Centro de Educação Infantil Hermínia Matheus durante a programação especial do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC),  na semana Nacional de Ciência e Tecnologia. As visitas especiais ocorreram nesta semana e contaram com a participação de 75 alunos com idades entre 3 e 5 anos.

    Os alunos da escola municipal participaram da abertura do evento, de leitura dramatizada do livro “Malandragens de um urubu” e “Ponto de tecer Poesia”, de Sylvia Orthof, visitaram a exposição de equipamentos e receberam instruções para Combate à incêndios florestais, tiveram ainda a oportunidade de conhecer uma viatura de salvamento do Corpo de Bombeiros e, também, conheceram os projetos: Robô Industrial, Realidade Aumentada e Simulador de Solda e aprenderam sobre o sistema de massagem cardíaca.

    “A Educação Infantil é uma das principais fases do desenvolvimento humano, onde novas experiências devem ser vivenciadas, principalmente neste universo de novas tecnologias em que nossas crianças estão imersas. Participar dessas atividades concretas é abrir novos horizontes culturais, aguçar a curiosidade de forma agradável, significativa e lúdica”, explica a diretora do CEI Hermínia Matheus, Carla Corrêa.

    O prefeito Bernardo Rossi e a secretária de Educação, Marcia Palma, parabenizaram a iniciativa. “Agradecimento especial à diretoria do LNCC pelo convite e oportunidade de conhecimento para os alunos. Tenho certeza que foi uma experiência única e que eles não esquecerão nunca”, comentou o prefeito Bernardo Rossi.

    “As atividades diferenciadas contribuem para o desenvolvimento pedagógico das crianças e o estimulo à pesquisa e novos conhecimentos é essencial para as crianças nessa faixa etária. A equipe do CEI está de parabéns por mais uma iniciativa inovadora”, disse Marcia Palma.

    A programação no LNCC teve como tema “Bioeconomia: Diversidade e riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”. As atividades ocorreram até essa quinta-feira (24.10). O tema faz parte da 16ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e a escolha baseia-se na busca pelo desenvolvimento sustentável do Brasil, representada pela bioeconomia e na sua relação com a Agenda 2030 estabelecida pela Organização das Nações Unidades – ONU e seus 17 objetivos do desenvolvimento sustentável.

    Referência

    O CEI Hermínia Matheus atende 123 alunos do 1º ao 5º período da educação infantil e é um dos espaços criados pelo poder público para atendimento de crianças na educação infantil. Funcionando desde 2018 no São Sebastião, o CEI é uma instituição de referência. Vale salientar que o poder público mantém 5.638 alunos de até 5 anos em Centros de Educação Infantil. O atendimento ocorre de forma integral: quatro refeições, cardápios formulados por profissionais e atividades pedagógicas dirigidas, de acordo com a idade.

    Segundo o planejamento da prefeitura, até 2020 serão criadas 2 mil vagas na educação infantil, inclusive, novos espaços serão inaugurados ainda neste ano em locais como Centro e Corrêas.

     

    Últimas