• CPTrans suspende autorização para Transpal atuar em Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 17/02/2017 17:40

    A Transportadora São Pedro de Alcântara (Transpal) está impedida de atuar em Petrópolis a partir desta sexta-feira (17/02). A empresa não vinha cumprindo as exigências da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) em garantir a qualidade do serviço aos usuários. No lugar dela estão atuando os ônibus da Turb, com duas novas linhas Posse x Jurity e Posse x Albertos, atendendo a região do Brejal, no quinto distrito. O prefeito Bernardo Rossi acompanhou pessoalmente o início das operações da empresa no Brejal na tarde desta sexta-feira, acompanhado do diretor-presidente da CPTrans, Maurinho Branco e técnicos da companhia. 

    Em janeiro, quando a CPTrans realizou a fiscalização nas permissionárias, encontrou uma série de irregularidades nos dois ônibus que, à época, atendiam as linhas da Transpal. Em um deles foram encontrados sete problemas, geraram notificações à empresa. O outro sequer foi autorizado a circular, devido às péssimas condições do veículo. A empresa também vinha descumprindo outras obrigações, como a não garantia dos horários e colocando, inclusive, a vida dos usuários em risco.

    “Desde que assumimos o governo temos olhado com carinho para as pessoas do Brejal. Ainda na época da campanha, eles me relatavam as péssimas condições dos ônibus que atendiam a área. Pedi à CPTrans que desse atenção especial a esse tema. Em um primeiro momento tentamos conversar, notificamos e pedimos à empresa que se adequasse, mas, como não foi possível, cancelamos a autorização de circulação dos veículos na cidade”, explicou o prefeito Bernardo Rossi. 

    Para a CPTrans, a gota d'água foi quando, no dia 30 de janeiro, um motorista da empresa foi flagrado pela Polícia Militar dirigindo um ônibus, na Posse, aparentemente embriagado. Na ocasião, o homem foi detido, multado e teve a CNH recolhida. O ônibus também foi apreendido. 

    “Desde que assumimos a CPTrans estávamos negociando com as demais permissionárias do município para que uma delas assumisse as linhas. Tão logo a Turb, que está em situação regular com o município, se prontificou a realizar o serviço, nós notificamos a Transpal para que parasse de circular na nossa cidade”, destacou Maurinho Branco. 

    O diretor da Turb, Jean Moraes, explica que a empresa assumiu em caráter de urgência a operação das linhas que atendem o Brejal para que a população não ficasse desassistida. O atendimento, que acontece em fase de testes, vai sofrer ajustes nos próximos dias. “Essa medida faz parte de um grande planejamento operacional focado na melhoria da mobilidade urbana para os moradores dos distritos”, finalizou.


    Últimas