• CPTrans reserva vagas de estacionamento no Centro para ônibus de turismo

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 29/11/2019 12:00

    Mais de 70 veículos de turismo por dia. Essa é a média que o município tem registrado durante a semana (entre terças e quintas-feiras). Além do Natal Imperial, o turismo pedagógico continua forte neste período, com a vinda de milhares de estudantes de todo o estado. Principais museus e pontos turísticos da Cidade Imperial têm estado movimentados. Para auxiliar na fluidez do trânsito, a CPTrans montou um planejamento especial e isolou as vagas em frente ao Museu Imperial durante todo o mês de novembro para receber os veículos de turismo.

    Esta semana, desde terça-feira, veículos de turismo não param de chegar à cidade. Apenas entre 11h30 e 12h, pelo menos 30 ônibus estacionaram na Rua da Imperatriz (ao lado do Museu Imperial) e na Av. Tiradentes (em frente à Catedral São Pedro de Alcântara) na terça. Dois desses ônibus trouxeram 90 alunos de ensino médio e EJA e funcionários da Escola Leonel Azevedo, do Rio. Este mês, o Museu Casa de Santos Dumont, por exemplo, tem recebido uma média de 25 a 30 escolas por dia. Em outubro foram 9.569 alunos de 232 colégios.

    Grande parte do movimento de estudantes se deve ao projeto de incentivo ao turismo pedagógico nas escolas públicas lançado pelo governo do estado. Foto: Divulgação

    “Estamos tendo um excelente fim de ano para o setor de turismo em Petrópolis”, comentou o prefeito Bernardo Rossi. “Isso movimenta a cidade e, principalmente, a economia. O setor tem caminhado cada vez mais para ser o principal pilar da economia de Petrópolis”, acrescenta o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.

    A rede estadual de ensino do estado conta com 700 mil crianças e adolescentes, em 1.222 escolas. Em outubro, o governo estadual liberou verba para o aluguel de três ônibus de turismo por unidade – por mês até dezembro – para que elas realizassem visitas a museus, monumentos históricos, atrativos turísticos, entre outros destinos à escolha das direções dos colégios. Além disso, o período também é comum para passeios de escolas particulares e municipais.

    Últimas