• CPTrans deve manter transferência de ônibus para a Avenida Tiradentes

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 07/04/2018 11:00

    Com uma oferta de ônibus 20% maior em 2017, comparada a 2016, a CPTrans está buscando alternativas para melhorar a mobilidade do município com a mudança de itinerários que diminuem o tempo de viagem das linhas de ônibus. Na última quinta-feira, foi testada mais uma delas na Avenida Tiradentes. A equipe alterou o posicionamento do estacionamento rotativo, transferido para o lado oposto da via. Essa modificação permitiu que 60 ônibus da Cidade Real e Petro Ita utilizassem a faixa do canto, próxima ao rio para seguir da Avenida da Imperatriz em direção à Avenida Koeler.

    Se os efeitos dos testes forem os esperados, a expectativa é que 240 viagens de ônibus tenham o tempo reduzido entre o Centro e o bairro. “Ou seja, mais qualidade na oferta de ônibus”, afirma o presidente da CPTrans, Maurinho Branco. 

    O teste na Avenida Tiradentes, que também foi realizado na quarta-feira, tem a intenção de verificar se, com a alteração, o tempo de viagem das linhas que realizam este itinerário é menor que o caminho feito pela Rua Raul de Leoni e Avenida Ipiranga.

    A expectativa em torno do teste ocorre após a CPTrans ter conseguido, em dezembro de 2017, resultados positivos na economia de tempo dos ônibus da linhas 700 (Terminal Itaipava) e 600 (Terminal Corrêas), que tiveram seus itinerários transferidos para a Rua do Imperador.

    Os dados do GPS dos ônibus apontam que a mudança de itinerário da linha 700 no horário de pico resultou em uma economia média de 6 minutos no trajeto até Itaipava, em comparação ao percurso anterior em que a linha passava pela Rua Alberto Torres. Na prática, significa dizer que o tempo médio dos ônibus nesse trajeto era de 14m30s e com a mudança passou a 8m18s, uma redução de 43%, em 123 viagens.

    “Caso os resultados dos testes realizados nesses dois dias sejam positivos também temos a expectativa de estender esse itinerário para linhas de ônibus da Turb e da Cascatinha no futuro. Após esse primeiro momento vamos analisar todos os resultados obtidos, considerando os dados coletados pelos nossos engenheiros de trânsito, o sistema de GPS dos ônibus e também dos agentes de trânsito. Temos atuado de maneira firme para melhorar a mobilidade do município. Os dados de 2017 aponta que houve 12.300 viagens a mais de ônibus que em 2016, isso se deve a ação firme de fiscalização em cima das empresas de transporte”, destaca Maurinho Branco. 

    Últimas