• Covid-19: testagem da população continua nesta segunda-feira em Cascatinha

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 17/08/2020 13:12

    A Prefeitura de Petrópolis continua essa semana com as ações de testagem em massa da população para diagnosticar o Covid-19. A ação nesta segunda-feira (17) acontece na Praça de Cascatinha. Na terça-feira (18), o trabalho será realizado em dois pontos de Itaipava: em frente da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e na porta principal do Parque Municipal.

    Para realizar os testes rápidos nessas ações itinerantes não é preciso agendamento, basta a pessoa se apresentar aos agentes de saúde com o CPF em mãos. Os resultados são entregues em 15 minutos. O atendimento é feito entre 9h e 16h, de segunda a sábado. Aos domingos, de 9h às 13h.

    Segundo a Prefeitura todos os pacientes que testarem positivo para a doença são orientados a buscarem atendimento nos pontos de apoio, onde uma equipe médica avalia o quadro clínico e faz a indicação adequada para cada caso. Ainda segundo a Prefeitura, a Central de Telemonitoramento da Vigilância Epidemiológica atua no acompanhamento dos casos que estiverem cumprindo, por determinação médica, o isolamento domiciliar.

    A testagem da população começou na semana passada e já aconteceu no Centro da Cidade (Praça Dom Pedro, Terminal Rodoviário e Feira Livre), em Corrêas, em Pedro do Rio, no Caxambu, na Mosela, em Itaipava, nos Duques, em Nogueira, no Alto da Serra e na Posse.

    Leia também: A vida após o Covid-19: paciente relata o período de recuperação

    Até o momento, 6.862 testes rápidos foram realizados nessas ações de testagem em massa promovidas pela Prefeitura. Desse total, 195 pessoas testaram positivo e 6.667 deram negativo para Covid-19.

    A Prefeitura adquiriu no fim do mês passado 51 mil kits de testes rápidos para realizar as ações itinerantes em toda a cidade. O aumento da testagem na população vinha sendo cobrado pelos ministérios públicos Federal e Estadual nas reuniões semanais com o governo municipal sobre as ações de enfrentamento ao novo coronavírus.

    Para os procuradores, havia a preocupação de subnofiticação da doença uma vez que a Prefeitura estava realizando poucos testes. A falta de testagem também gerava incertezas em relação aos dados da doença divulgados pela Prefeitura.

    Últimas