• Cortransmitância: exposição interativa será aberta nesta terça em Nogueira

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 30/08/2019 10:38

    O Centro Cultural Estação Nogueira recebe, a partir da próxima terça-feira (3/9), a exposição “Cortransmitância”, do artista plástico Elias Seriato. A mostra conta com quadros com arte abstrata, em formatos geométricos, e também outros trabalhos que representam questões sociais, como a desigualdade racial. A exposição fica em cartaz até o dia 29 de setembro e tem entrada gratuita.

    “A exposição é bastante interativa. Através de uma instalação com linhas, a proposta é de que o público interaja. E também abordo questões sociais, como relacionadas aos afrodescendentes no Brasil, a violência. Estou levando uma possibilidade de discussão”, frisa o artista, lembrando sobre as características da exposição: “Nessa fase, ‘Cortransmitância’ aponta para uma época de rápido desaparecimento da distinção entre os sexos, mas na qual ainda persiste a tensão entre estereótipos da cor. Evidenciando as velhas divisões, sejam sociais ou entre gêneros, colocando sob os holofotes o preconceito velado a um grupo historicamente estigmatizado por discriminação. A exposição propõe interação do público, que se tornará coautor da principal obra, uma instalação intitulada ‘Teia’, ao qual se dará forma até o último dia da exposição”.

    Elias Seriato é radicado em Petrópolis. O artista iniciou sua carreira como desenhista de quadrinhos, depois pintor, derivando progressivamente para uma obra mais abstrata com vocabulário geométrico e pesquisa sobre a cor, transparências e texturas em trabalhos de grandes dimensões. Ele estudou Fundamentação da Arte em 2011 na EAV do Parque Laje e em 2016 se rendeu aos estudos de uma outra paixão, a Arquitetura e Urbanismo.

    Segundo Seriato, desde 2018 o artista se dedica a três séries distintas, com destaque a “Cortransmitância”, na qual investiga formas e transparências com uso de materiais não convencionais para a finalização dos trabalhos, lhes atribuindo outros valores. “Entre os materiais estão plástico, ferro, linhas”, explicou.

    “O Centro Cultural Estação Nogueira é um dos nossos principais centros culturais e durante todo este ano recebeu excelentes exposições. É uma forma de fomentar a cultura para os moradores dos distritos”, destaca o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE), Marcelo Florencio.

    Quem quiser discutir os temas abordados na exposição pode entrar em contato com o artista pelo Instagram: @eliasseriato ou Facebook: facebook.com/eliasseriato.O Centro Cultural Estação Nogueira, que é mantido pelo Instituto Municipal de Cultura e Esportes, fica na Av. Leopoldina, nº 317 (Praça de Nogueira). A visitação pode ser feita de 9h às 17h, de segunda à sexta-feira, e de 9h às 14h aos sábados.

    Últimas