• Corretor de Imóveis, o protagonista do mercado imobiliário

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 30/08/2020 12:00

    Caros colegas corretores, desde o advento da maior evolução tecnológica ocorrida em 100 anos, que foi a Internet, abriu-se um espaço enorme para que novos talentos, tecnologias e novidades, literalmente invadissem nossas vidas, apresentando novas formas e pontos de vista de se fazerem as coisas. No Mercado Imobiliário não foi diferente.

    Tivemos, nos últimos anos, uma série de novas ferramentas tecnológicas lançadas à disposição no Mercado Imobiliário, e o que notamos, a partir de um olhar um pouco mais crítico, é que muitas delas, ou declaradamente descartam a participação do Corretor de Imóveis no processo de negociação de um imóvel, ou não dão o devido espaço para que este participe deste processo. 

    Caso não seja do seu conhecimento, caro leitor, citarei aqui alguns exemplos: já existe, no Estado de São Paulo, um portal de imóveis que tem a pretensão de conectar diretamente vendedor e comprador de imóveis, sob o slogan de que “você irá economizar 6% da comissão de corretagem”. Um outro portal de imóveis muito famoso em nosso país tem o slogan de “Procure o especialista!”, sendo que tal especialista é um robô em forma de desenho animado, na clara mensagem de que especialista é a tecnologia. Essas novas tecnologias estão erradas e são uma ofensa e uma aberração da natureza? Definitivamente não!! Como disse acima, com o advento da Internet, abriu-se um vasto campo para o surgimento de novas formas de se fazer as coisas e cabe a nós corretores não espernearmos e buscarmos, racionalmente, as soluções para as novas demandas de nossos clientes.

    Mas, afinal de contas, como agirmos de forma a não permitir que novas tecnologias tomem o lugar que só os Corretores de Imóveis podem ocupar, ou seja, o protagonismo no Mercado Imobiliário, para que essas novas ferramentas trabalhem ao lado do Corretor, e não buscando tomar o seu lugar. Seguem 3 dicas básicas:

    1 – Estudar sempre!! – É fundamental a constante especialização. Os clientes de hoje, com a internet à sua disposição, já tem acesso a uma série de informações e, se o corretor se limitar a um nível de conhecimento superficial, será massacrado pelo mercado, o que colabora para o descrédito da profissão. Nós, Corretores de Imóveis do Estado do Rio de Janeiro, vivemos um momento ímpar em nossa trajetória profissional, pois temos à nossa disposição a UNICRECI (Universidade Corporativa do Creci-RJ) que disponibiliza cursos todas as semanas na sede do Rio, e ao menos cursos de 2 em 2 meses aqui em Petrópolis, de forma gratuita, pois no entendimento do Creci-RJ o dinheiro que se recebe de anuidades deve ser revertido em prol do corretor. Outra ferramenta incrível de conhecimento técnico é a revista STAND, a qual recebemos gratuitamente em nossos endereços periodicamente. O Corretor de Imóveis que reunir um número significativo desses exemplares terá em mãos uma verdadeira enciclopédia sobre a prática da profissão e do Mercado como um todo. Portanto é fundamental não abandonar os livros e a sala de aula.

    2 – Ferramentas tecnológicas não superam o trato com o ser humano – Por mais eficazes e maravilhosas que sejam as ferramentas à disposição hoje em dia, o fator humano pesa demais nos negócios imobiliários. O Corretor de Imóveis, tendo a sensibilidade e o respeito pelo cliente, aliados ao conhecimento técnico abordado acima, será sempre de primordial importância ao ajudar o cliente a fechar um negócio. Em tempos como os que vivemos hoje, com o Mercado reagindo devagar, os clientes têm muitas dúvidas se fechar negócio em determinado imóvel é uma boa nesse momento. Aí que entra o fator humano!! O Corretor de Imóveis preparado saberá orientar o cliente sobre a melhor decisão a tomar. Para o cliente também vale a pena confiar no Corretor preparado, pois, diferente das tecnologias que prometem um mar de rosas aos compradores e vendedores ao dispensar o Corretor de Imóveis, uma vez que esse cliente contrate um Corretor, terá ele ao seu lado todo um ordenamento jurídico específico, que responsabiliza o Corretor de Imóveis por atos lesivos que pratique a seus clientes, diferente das outras tecnologias, cujas ferramentas jurídicas são as genéricas e demandam maiores dificuldades aos clientes ao pleitearem seus direitos.

    3 – As novas tecnologias não são inimigas do Corretor – É fundamental o Corretor de Imóveis não lutar contra as tecnologias que estão à disposição hoje em dia, para que não se cometa o erro primário que extinguiu várias profissões e formas de trabalho no passado. É de suma importância aprender a trabalhar com essas ferramentas e entendê-las profundamente, pois só assim o Corretor terá a necessária autoridade para trabalhar com aquelas que respeitam a posição do Corretor de Imóveis no mercado e a desconstruir aquelas que desprezam a figura do Corretor. É fato que, ao trabalhar com muitas dessas tecnologias, o corretor tem condições de elevar seus resultados, ao contrário daqueles que combatem essas tecnologias, que vêem, gradativamente, o mercado se fechar a eles.

    Portanto, cabe a nós, Corretores de Imóveis, estarmos atentos e certos de que, com humildade, respeito a nossos clientes e à toda sociedade, e buscando a constante especialização, teremos sempre nossa posição no Mercado Imobiliário, que é a de protagonistas e fomentadores desse incrível mercado que é fatia importante da economia nacional.

    Fabrício Junqueira – Delegado do Creci em Itaipava.

     

    ANIVERSARIANTES DA SEMANA:

     

    Dia 16: Célia Regina Wayand Medella – Creci 20.528, Solimar Therezinha Justen – Creci 23.971, Pedro Francisco Molter Silveira – Creci 46.158;

    Dia 17: Juarez Baptista – Creci 29.890, Carlos Alberto Alves Coutinho – Creci 24.187, Guilherme Pereira da Silva – Creci 61.041;

    Dia 18: Felipe de Souza Dupont – Creci 66.092;

    Dia 19: José Ferreira de Menezes Filho – Creci 14.023, Elizeu Pinheiro do Nascimento – Creci 29.614, Eliane Elisabeth Mauler Zehuri – Creci 27.068;

    Dia 20: Josimar Gonzaga – Creci 17.746;

    Dia 21: Nelson Bello – Creci 11.974, Walmir Luiz Hutter – Creci 16.811, Francisco Paulo Luciano – Creci 25.608, Rogério Rodrigues Blanc – Creci 37.726;

    Dia 22: Antonio Carlos Telles Ventura – Creci 24.643, Rosangela Monteiro Ribas – Creci 19.861, Bruno Maciel Ferreira – Creci 34.789.

     

    Nossos parabéns a todos vocês!

     

    Últimas