• Correios contratam 50 funcionários para reforçar centros de distribuição em Petrópolis

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  • 02/06/2020 17:15

    Os Correios anunciaram nesta semana a contratação de 50 funcionários terceirizados para reforçar o serviço de distribuição de encomendas na cidade. O serviço foi prejudicado com a pandemia do novo coronavírus e tem gerado uma série de reclamações por parte dos usuários. O Procon Petrópolis autuou e multou a empresa em meio milhão e encaminhou mais de cem denúncias ao Ministério Público Federal (MPF).

    A Tribuna conversou com Arnaldo dos Santos, superintendente estadual dos Correios, segundo quem a empresa vem sendo afetada pela pandemia e, por isso, adotou uma série de medidas para tentar minimizar os impactos. Além da mudança de comportamento em decorrência da quarentena, que tem aumentado o consumo pela internet e, portanto, a demanda pelo serviço de entrega, o cenário de risco que a pandemia causou também alterou a rotina de trabalho: funcionários enquadrados no grupo de risco ou que coabitem com pessoas desse grupo foram colocados em isolamento social. 

    O volume de encomendas em Petrópolis aumentou 50%, comparado ao período normal. Segundo o superintendente, além do remanejamento de funcionários do setor administrativo para fazer atendimentos, a empresa aumentou as linhas para entregas de cargas, inclusive nos fins de semana. Para dar conta da demanda, estão sendo contratados dois mil funcionários em todo o estado do Rio de Janeiro – 50 deles já estão sendo alocados nos postos de trabalho em Petrópolis. A expectativa é de que os serviços de entrega estejam normalizados na cidade na segunda quinzena de junho.

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    No mês passado, o Procon Petrópolis multou os Correios em R$ 526 mil por problemas na Central de Distribuição Domiciliar (CDD) na Mosela. Na última semana, a empresa foi autuada e multada para que reabrisse as agências da Posse e de Itaipava, e intimada a reabrir a agência localizada em Corrêas. Segundo o órgão de defesa do consumidor, nesse período foram mais de 500 denúncias de consumidores que se sentiram lesados pela empresa. 

    O MPF recebeu diversas denúncias sobre os problemas na prestação de serviços dos Correios em Petrópolis e em cidades vizinhas, que fazem parte da jurisdição do MPF em Petrópolis. Todas estão sendo analisadas. Os Correios disseram que não foram comunicados oficialmente sobre as denúncias encaminhadas ao MPF, mas que recebeu  as autuações, intimações e multas expedidas pelo Procon Petrópolis e Procon Estadual, e que já respondeu oficialmente aos órgãos. 

    O Superintendente explica que, em alguns casos, as agências e até o CDD tiveram os atendimentos suspensos, como previsto nos protocolos de saúde, em casos em que algum funcionário apresentou os sintomas da Covid-19. Todos os ambientes foram sanitizados e higienizados e os atendimentos normalizados. De acordo com a empresa, todas as agências e Centros de distribuição no município estão funcionando normalmente nos horários comerciais. 

    “A população pode sempre contar com a agência do Correios para garantir a entrega dos serviços postais”, garantiu o superintentende. “Todas as empresas têm sido afetadas e os Correios também. Estamos tomando todas as medidas para prestar o serviço para Região Serrana e Fluminense e teremos os resultados para segunda quinzena de junho”, garantiu o superintendente.

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