• Correios acumulam documentos achados

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 28/02/2016 09:00

    O período do carnaval é um momento de descontração, mas ficar à vontade demais pode causar muita dor de cabeça após a festa. A época é tida também como o período de maior perda de documentos. Os dados dos Correios informam que o Serviço de Achados e Perdidos de Petrópolis recebeu depois da festa 117 documentos. Atualmente, na agência há um total de 236 à espera de seus proprietários. A taxa de serviço de retirada do documento é de R$ 5.

    As agências de Correios de todo o Brasil receberam, do dia 5 ao dia 15 de fevereiro, mais de 15 mil documentos pessoais perdidos. Desses, cerca de 7 mil ainda aguardam retirada, boa parte concentrada em São Paulo (1.545), Rio de Janeiro (1.286) e Minas Gerais (889). As pessoas que acharam qualquer documento perdido podem depositá-los nas caixas de coleta dos Correios ou entregar em qualquer uma das agências da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT).

    De acordo com os Correios, os petropolitanos que perderam documentos podem consultar o Serviço de Achados e Perdidos na agência central que fica na Rua do Imperador, 350, Centro. A instrução é a mesma para todos os outros municípios, ou seja, os documentos são sempre levados para a agência central de cada cidade. Segundo os Correios em geral, poucas pessoas vão à agência daqui pegar o que lhes pertence.

    Para facilitar a retirada, aqueles que não puderem comparecer ao centro da cidade podem ainda obter informações sobre o documento perdido por meio do serviço ‘Fale com os Correios’, acessado pelos telefones 3003 0100 (capitais e regiões metropolitanas e 0800 725 7282 (demais localidades) ou pelo site www.correios.com.br, link ‘Achados e Perdidos’).

    Cada documento recebido pela empresa é separado pelo nome do titular, envelopado, etiquetado e cadastrado numericamente de acordo com a origem. Se a documentação tiver o endereço ou o telefone da pessoa a quem pertence, é feito contato com o cliente. 

    Os documentos permanecem no sistema por 60 dias, contados a partir da data do cadastramento. Depois desse prazo, os não procurados são devolvidos aos órgãos emissores. Documentos de estrangeiros são enviados aos Consulados. As carteiras de identidade e de trabalho são os objetos devolvidos com maior frequência, seguidos pelos títulos de eleitor, CPFs e carteiras de motorista.

    O serviço existe em todo o Brasil e permite, por exemplo, a localização de um documento perdido em outros estados, desde que esteja em poder dos Correios. Neste caso, o interessado indica, por meio do serviço ‘Fale com os Correios’, a agência dos Correios para onde quer que o documento seja enviado e, posteriormente, recebe um aviso da chegada do documento.

    Apenas documentos originais são acolhidos pelo Serviço de Achados e Perdidos. Entre os  que não são recebidos estão cartões de crédito/débito, talões de cheques, óculos, bolsas, chaves.A taxa de serviço de retirada do documento é de R$ 5.


    Rio 2016 – O serviço também estará disponível durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, período de grande movimento de pessoas, principalmente na cidade do Rio de Janeiro. O maior evento esportivo do mundo no Brasil, a partir de agosto, contará com um projeto especial de Achados e Perdidos, com serviço logístico reforçado inclusive para turistas estrangeiros, que poderão procurar e entregar documentos nas agências dos Correios.








    Últimas