• Coral Municipal de Petrópolis comemora 40 anos com concerto no Theatro D. Pedro

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 10/11/2016 09:50

    Está marcado para hoje, às 20h, o concerto comemorativo de aniversário dos 40 anos do Coral Municipal de Petrópolis, no Theatro D. Pedro. 

    Fundado em maio de 1976 pelo maestro Ernani Aguiar, e regido por 11 anos pelo maestro Gilberto Bittencourt, o Coral Municipal de Petrópolis figura hoje como um ícone cultural de Petrópolis, sendo responsável pela execução de obras importantes e pelo enriquecimento de grandes músicos, que hoje representam e orgulham a cidade, com trabalhos pelo Brasil e exterior.

    Atualmente, o quadro do conjunto é formado por 33 cantores e, desde 2001, tem como regente o maestro Paulo Afonso dos Santos Filho, sob a direção e coordenação da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis, entidade da administração indireta da Prefeitura Municipal de Petró- polis, que é a responsável pela permanência deste trabalho.

    No decorrer de sua longa existência, o Coral Municipal já foi responsável por estreias de peças famosas no Brasil, como a “Missa Coralis”, de Lizst, e a “Missa para Coro e Órgão”, de Brahms. Executou, ainda, apresentações de obras memoráveis, como a “Missa da Coroação”, de Mozart; o “Gló- ria”, de Vivaldi; o “Magnificat”, de Monteverdi; e o “Messias”, de Handel. O grupo também foi prestigiado com composições criadas especialmente para ele, presenteadas pelos compositores Ricardo Tacuchian, David Korenchendler, Guerra-Peixe e Guilherme Bauer, entre outros.

    Seu repertório é eclético, contemplando todos os estilos, desde a música sacra à popular, passando pelo barroco (com destaque para o barroco mineiro), e procurando sempre privilegiar a música brasileira, levando assim uma cultura musical diversa por todos os lugares por onde passa.

    Devido às várias apresentações feitas pelo coral fora do estado do Rio de Janeiro,apresenta-se hoje como um ponto de referência do canto coral no Brasil e, assim, pretende continuar a divulgar seu trabalho, ampliando o campo de atuação e a qualidade do repertório, para que possa promover a cultura e elevar o coração daqueles que os assistem, através da expressão máxima da voz humana: o canto!

    Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (24) 2235-3833. O Theatro D. Pedro fica na Praça dos Expedicionários, no Centro


    Últimas