• Contas do governo de Bomtempo devem ser votadas nesta semana

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 09/07/2018 16:25

    As contas do governo do ex-prefeito Rubens Bomtempo, do exercício 2016, devem ser votadas esta semana na Câmara, quando os vereadores devem seguir o parecer prévio dos conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que foi pela reprovação. Se isto ocorrer, o ex-prefeito Bomtempo ficará inelegível e terá dificuldades para registrar já a sua candidatura a deputado estadual, nas eleições de outubro. 

    O presidente da Câmara, vereador Roni Medeiros (PTB) disse que conversaria com os vereadores para decidir se a votação seria antes ou depois do recesso parlamentar. A Lei Orgânica do Município estabelece que a Câmara tem 90 dias para julgar as contas do Executivo após ser protocolado no Legislativo o parecer prévio dos conselheiros do TCE. A leitura do documento foi realizado na sessão legislativa do dia 3 de julho, abrindo assim o prazo de 90 dias. 

    Os vereadores não confirmam como vão votar: se seguem o parecer prévio dos conselheiros do Tribunal de Contas ou se vão aprovar as contas com ressalvas. Um vereador que pediu para não ser identificado, disse que gostaria muito de aprovar as contas, pois até hoje, nenhuma prestação de contas de um prefeito foi rejeitada pela Câmara. “Estamos num impasse. Os conselheiros do Tribunal de Contas são técnicos e a análise deles é técnica e não política, como podemos ir contra?”, questionou.

    Outro vereador vai na mesma linha de pensamento, mas afirma que pediu a sua assessoria para analisar o parecer e ver se há responsabilidade administrativa e política ou apenas erro contábil. A maioria dos vereadores é a favor de seguir o parecer do Tribunal, mas quer discutir para que a decisão de votar contra ou a favor seja de todos ou da maioria, evitando um debate no plenário.


    Leia também:  Câmara aprova contas de 2015 do ex-prefeito Rubens Bomtempo

    Leia também: TCE rejeita contas de 2016 do ex-prefeito Rubens Bomtempo

    Últimas