• Conta de luz deve ficar mais barata esse mês

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 31/03/2016 18:00

    A partir deste mês os brasileiros vão pagar mais barato pela conta de luz. Pela primeira vez, desde que o sistema de bandeiras tarifárias foi instalado, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), informou que para o mês de abril entrará em vigor a bandeira verde, que não tem custo extra para os consumidores. No mês passado operou a bandeira amarela, que prevê acréscimo de R$ 1,50 a cada 100 kWh consumidos. 

    A agência informou que três fatores principais contribuíram para a bandeira verde: a evolução positiva do período úmido de 2016, que recompõe os reservatórios das hidrelétricas; o aumento de energia disponível com redução de demanda; e a adição de novas usinas ao sistema elétrico brasileiro. O sistema de bandeiras tarifárias sinaliza com precisão o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o uso consciente da energia elétrica.

    O Sindicato do Comércio Varejista de Petrópolis (Sicomércio) comemorou a notícia. Segundo o presidente Marcelo Fiorini, para o comércio a medida representa um alívio. “Depois de tanto aumentar, a redução, embora pequena, ajuda”, destacou. 

    A Aneel, em sua reunião pública determinou o acionamento da bandeira verde para todo o Brasil, no mês de abril, a partir da simulação dos custos a serem cobertos pela Conta Bandeiras Tarifárias, de forma a assegurar o equilíbrio entre usos e recursos e sinalizar aos consumidores o custo real da energia elétrica.

    A Agência explica ainda que a bandeira tarifária não é um custo extra na conta de luz, mas sim uma forma diferente de apresentar um valor que já está na conta de energia, mas que geralmente passa despercebido. As bandeiras sinalizam, mês a mês, o custo de geração da energia elétrica que será cobrada dos consumidores. Não existe, portanto, um novo custo, mas um sinal de preço que sinaliza para o consumidor o custo real da geração no momento em que ele está consumindo a energia, dando a oportunidade de adaptar seu consumo

    Últimas