• Consórcio diz que não tem endereço nem telefone de médico que faltou o plantão

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 16/10/2017 09:50

    As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Centro e Cascatinha voltaram a funcionar com menos médicos no último sábado (14). Em ambas havia apenas três clínicos e dois pediatras. O juiz da 4ª Vara Cível de Petrópolis, Jorge Luiz Martins Alves, voltou a manifestar preocupação com a situação. Segundo ele, a Renacoop deixou de informar qual seria o quarto clínico para a UPA Centro. Já em Cascatinha, os responsáveis não tinham o endereço e nem o telefone do médico que faltou. 

    As duas situações, para o juiz, são gravíssimas. Ele diz que, com as listas de plantonistas, verificou que a maioria dos profissionais indicados não são de Petrópolis e que a cooperativa não tem nenhum outro profissional para substituir aquele que faltar ou ficar impedido de trabalhar por qualquer motivo. O magistrado elogiou a postura do superintendente da Urgência e Emergência da Secretaria Municipal de Saúde, Claudio Hernanes Morgado, que pediu a uma médica para fazer a visita aos pacientes que estão nas UPAs. A medida permitiu que na UPA Centro os três clínicos que compareceram ao trabalho ficassem no atendimento aos pacientes.

    Com o objetivo de garantir o atendimento à população, o juiz disse que vai manter as ações e espera que hoje as duas unidades tenham médicos para suprir a demanda. A sua maior preocupação é com relação ao atendimento às crianças, pois a Renacoop apresentou apenas o nome de uma pediatra para atender na unidade durante o dia. De acordo com a portaria do Ministério da Saúde, deveria haver dois. 

    O juiz da 4ª Vara Cível disse que seu único objetivo é assegurar o atendimento a população, que não pode ser prejudicada em função das mudanças ocorridas na administração das unidades. A ação do magistrado teve início na terça-feira, dia 10, após reunião com os coordenadores administrativos das duas UPAs e com o superintendente da Urgência e Emergência da Secretaria Municipal de Saúde, quando determinou que lhe fosse encaminhada a lista com os médicos de plantão nos dias 12, 13, 14 e 15 de outubro.



    Últimas