• Conselho Municipal de Saúde elege nova composição neste sábado

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 27/07/2019 08:00

    Acontece neste sábado (27) a eleição da nova composição do Conselho Municipal de Saúde (Comsaúde). Para a próxima gestão serão adotadas algumas mudanças, entre elas o número de cadeiras – que passa de 24 para 32 – e o tempo de mandato, que agora será de 4 anos, e não mais de dois. A eleição será realizada das 8h às 17h, no auditório do prédio anexo da Faculdade Medicina de Petrópolis (FMP).

    A ampliação do número de cadeiras visa aumentar a representação dos segmentos da sociedade que contribuirão para a implantação e manutenção de políticas públicas de saúde. Dos segmentos que farão parte do Comsaúde, 50% é de representação dos usuários; 25% de trabalhadores de saúde; e 25% de prestadores de serviço, governo, instituição de ensino e pesquisa. A ampliação no tempo de mandato visa ainda adequar o município ao formato usado pelo Conselho Nacional e Estadual de Saúde.

    Leia também: Inscrições para eleição do Conselho Municipal de Educação vão até 1ª de agosto

    Nesta eleição, estarão habilitados a concorrer no segmento usuários, representantes da Associação de Moradores Santa Edwiges, Associação de Moradores Presidente Sodré, Associação de Moradores do Bairro da Glória, Associação de Moradores Manoel Torres, Associação de Moradores Bairro Primeiro de Maio, Associação de Moradores e Amigos do Vale das Videiras, Unidão Distrital das Associações de Moradores, Mitra Diocesana de Petrópolis, União Nacional LGBT-Petrópolis, Associação Pró-saúde, educação, esporte e lazer Yedda Granato (Seelyg), Ordem dos Advogados do Brasil Seção-Petrópolis, APAE, Frente Nacional de Combate ao Câncer, Gruparj, APPO, Instituto Alliance e Sindicato dos Empregados no Comércio de Petrópolis.

    O segmento trabalhadores da saúde terá representantes do Sindicato dos Médicos de Petrópolis, Sociedade Médica de Petrópolis, Asbantho, Associação Petropolitana dos Agentes Comunitários de Saúde, Associação Brasileira de Enfermagem, Conselho Regional de Petrópolis, Sindicato dos Servidores Públicos e dos Trabalhadores nas Entidades Paraestatais do Município de Petrópolis e Sindicato Empregados em Estabelecimentos Serviço de Saúde Petrópolis.

    O segmento prestadores de serviços terá indicados do Ambulatório Escola da FMP/FASE, Centro de Terapia Oncológica e Hospital Clínico de Correas. E as entidades de ensino e pesquisa participam com nomes da Faculdade Medicina de Petrópolis, Faculdade Arthur Sá Earp (Fase).

    “O conselho tem importante colaboração no processo de implantação e manutenção de políticas públicas na Saúde.  A entidade tem desenvolvido um trabalho de importante relevância para a cidade”, destaca a secretária de Saúde, Fabíola Heck.

    Para a nova gestão está prevista ainda a possibilidade de o Conselho passar a ter representação da comunidade LGBT, entidades do movimento negro, mulheres e idosos, além dos estudantes, entidades religiosas, associação de moradores, sindicato dos trabalhadores, entidades de patologias como APPO (Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos) e APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Petrópolis).

    Últimas