• CONSCIÊCIA PESADA

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 05/08/2016 12:00

    “Agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus.” (Romanos 8.1)

    Uma crônica de Luiz Fernando Veríssimo fala sobre um homem que resolveu brincar com seus amigos usando como ponto de partida possíveis problemas de consciência que estes tinham. Aproximava-se de algum amigo e dizia: “EU SEI DE TUDO! DESCOBRI SEU SEGREDO!”  Com medo de que a pessoa fosse contar para outros, pedia: “NÃO CONTE NADA A NINGUÉM. NINGUÉM PODE SABER.” Esta pessoa fez o mesmo com diversas pessoas do bairro onde morava e divertia-se com a situação, até que um dia foi assassinado.

    Esta estória quer nos fazer lembrar que somos frágeis em nosso interior e não lidamos bem com problemas de consciência. Para um jovem que é cristão e leva a sério a sua fé, é difícil imaginar que encontrará cristãos adultos frios, que planejam e articulam coisas ruins contra pessoas sem o menor constrangimento ou embaraço. Tudo urdido e feito “na calada da noite”, em segredo, para que ninguém descubra. 

    Mas estas pessoas não podem ter a consciência tranquila. A consciência é um instrumento a serviço de Deus, que nos mostra que algo que estamos fazendo está errado, causando incômodo, desconforto. Ninguém precisa nos dizer quando estamos fazendo algo errado: nossa consciência nos avisa! 

    A consciência tem tudo a ver com a nossa vida de fé e sob esta ótica precisa ser tratada. E o remédio é um só: arrependimento e o perdão de Deus. Como bem nos lembra o salmista: “Enquanto não confessei o meu pecado, eu me cansava, chorando o dia inteiro. Então eu Te confessei o meu pecado e não escondi a minha maldade. Resolvi confessar tudo a Ti, e Tu perdoaste todos os meus pecados.” (32.3,5)

    Jesus promete alívio (Mateus 11.28) para quem se sente oprimido pelos problemas de consciência. Na morte de Jesus na cruz, Deus cancelou nossas culpas e oferece perdão para nossos pecados. Se somos perdoados por Jesus, temos paz com Deus (Romanos 5.1) e uma consciência tranquila. E somos convidados por Jesus: “Vá e não peques mais.” (João 8.11).


    Conheça a Igreja Evangélica de Confissão Luterana em Petrópolis. 

    Avenida Ipiranga, 346.

    Cultos todos os domingos às 09:00h. Tel. 24.2242-1703.



    Últimas