• Conheça as propostas dos candidatos à Prefeitura

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  • 26/09/2016 12:00

    Os candidatos falam sobre os assuntos mais críticos relacionados ao município e expõem seus principais projetos para garantir uma melhor infraestrutura para a população petropolitana caso conquistem a vaga no poder Executivo municipal nas eleições de outubro. 


    Vinícius Mayo (PSOL)

    Pensamos que o direito à cidade é fundamental. A imobilidade urbana dificulta o acesso de todos. Em 2014, Petrópolis tinha 137.613 veículos licenciados. Em julho de 2016, já são 160.537. Devemos priorizar o transporte coletivo e/ou alternativo e uma cidade com menos carros e estacionamentos pagos e com mais bicicletas e transporte coletivo. 

    Temos aqui algumas prioridades iniciais.

    AVALIAR e INSTITUIR o Plano Municipal de Mobilidade Urbana, de acordo com a Lei Federal 12.587/12;

    EXECUTAR os artigos 26, 27 e 28 do Plano Diretor (lei municipal nº 7.167/2014) 

    VALORIZAR os profissionais do transporte, priorizando sua saúde e a qualidade de vida e eliminar a dupla função.

    REPENSAR E REFORMAR pontos de ônibus e terminais rodoviários para oferecer conforto.

    AMPLIAR o fluxo de ônibus e transportes alternativos à noite, especialmente antes dos “corujões”, para atender trabalhadores e estudantes; 

    INCENTIVAR o uso de bicicletas e do transporte público;

    AMPLIAR e implementar ciclofaixas e ciclovias, além de infraestrutura de suporte para ciclistas

    GARANTIR segurança para portadores de necessidades especiais e idosos através de rampas e do nivelamento de ruas e calçadas;

    GARANTIR passe livre para alunos de escola pública e meia passagem para demais estudantes; 

    REVER concessões, contratos e licitações de empresas de transporte para reduzir custos;

    REVISAR a política tarifária do transporte público; 

    ESTUDAR a viabilidade de uma empresa de transporte público gratuito paralocais que carecem de serviços de transporte e que necessitem dele para trajetos curtos e direcionados. 

    REVER a concessão da empresa que presta serviço dos estacionamentos públicos para coibir a “Indústria da Multa” e os preços abusivos; 

    INTERVIR junto à ANTT sobre a concessão da CONCER em relação à prestação de serviço e dos preços abusivos do pedágio; 

    ESTIMULAR a participação da população no Conselho Municipal de Transporte;

    REVER o sistema de ouvidoria e denúncia, estimulando a democracia participativa


    Bernardo Rossi (PMDB)

    Petrópolis, primeira cidade planejada das Américas, não acompanhou o crescimento do município para melhorar a mobilidade urbana. São 300 mil habitantes e 148 mil veículos na cidade, que realizou sua última grande obra com a duplicação do Bingen há 40 anos. Petrópolis acumula problemas no trânsito, transporte público e vias precárias. Candidato a prefeito pela Coligação Petrópolis no Coração (PMDB, PP, PSC, PSDC, DEM, PSL, PTC, PRTB, PV, PDT, PEN, PROS, PSDB, PMB, PRP, PTB e PHS), Bernardo Rossi defende que o ponto de partida para a melhoria desses problemas é a elaboração do Plano de Mobilidade.

    “Falta planejamento. Petrópolis ano passado perdeu R$ 50 milhões do governo federal do PAC da Mobilidade porque não apresentou projeto. As duas últimas grandes obras estruturais para o trânsito são da década de 70: duplicação da Rua Bingen e duplicação da Rua Barão do Rio Branco. Temos de recuperar este tempo perdido, executar o Plano de Mobilidade, reestruturar a malha viária e o sistema de ônibus da cidade para que o sistema de transporte coletivo seja eficiente desafogando o trânsito”, afirma Bernardo Rossi.

    Para Bernardo Rossi, o plano de mobilidade vai identificar o que deve ser mudado para garantir melhor acesso e conforto a todos, incluindo a construção de pontes, rotatórias, passarelas e intervenções necessárias à melhoria da mobilidade. Bernardo Rossi vai garantir ainda o asfaltamento nas ruas onde o serviço não foi realizado e promover sua manutenção. Serão firmadas parcerias público-privadas para viabilizar estacionamentos subterrâneos e edifícios-garagem no Centro, bairros e distritos, em apoio ao comércio local e interligados ao sistema de transporte público.

    Bernardo Rossi defende fiscalização rigorosa do transporte urbano, obrigatoriedade da renovação e ampliação da frota, cumprimento de horários e terminais e abrigos reformados e equipados. Assim é possível acabar com os congestionamentos e tornar o sistema de transporte seja eficiente. 


    Rubens Bomtempo (PSB)

    Melhorar a mobilidade urbana é uma das principais metas de Rubens Bomtempo, candidato pela coligação “Unidos por Petrópolis – o trabalho tem que continuar” (PSB, Rede, PCdoB, PSD, PRB, PTN, PR, SD e PTdoB). Para isso, ele vai continuar o trabalho, cobrando a liberação dos recursos do PAC Mobilidade, que garantiu a Petrópolis linha de crédito de R$ 37 milhões para a execução de importantes projetos de mobilidade, como a construção de duas rotatórias nas Duas Pontes e duplicação de parte da General Rondon, facilitando o escoamento do trânsito nos pontos onde há maior retenção no trajeto Quitandinha-Centro. A verba, apesar da entrega de todos os projetos, que custaram ao município R$ 800 mil, até agora não foi liberada.

    Em Itaipava, Bomtempo vai urbanizar e duplicar as vias atrás do Parque Municipal, garantindo uma rota alternativa e reduzindo o fluxo de veículos na entrada do distrito. Ele também acredita que a ligação Bingen-Quitandinha, que já deveria estar pronta, será importante para a mobilidade da cidade, bem como o uso de rotas alternativas, como a BR-040, para o deslocamento entre os distritos.

    Bomtempo, que comprou máquinas e caminhões para melhorar a manutenção das vias, também vai investir em infraestrutura, asfaltando mais 50 quilômetros de ruas, e criar ciclovias e ciclofaixas. Vai aumentar a frota de táxis adaptados e ampliar o programa De Olho no Ônibus, que permite à população acompanhar, em tempo real, a previsão de chegada dos coletivos no terminal do Centro. O programa será estendido aos demais terminais de ônibus e oferecido também por meio de aplicativo para celular.

    É importante lembrar que entre as medidas já implementadas por Bomtempo para melhorar a mobilidade na cidade estão a transferência da rodoviária do Centro para o Bingen, tirando o trânsito pesado dos ônibus no Centro; a criação dos terminais de integração; a oferta de transporte 100% integrado, permitindo que a população possa ir de um ponto a outro da cidade, do Meio da Serra à Posse, pagando apenas uma passagem; a criação e extensão de linhas de ônibus; e as melhorias de infraestrutura e pavimentação de vias, entre outras.



    Serginho de Corrêas (PPS)

    O trânsito de Petrópolis será monitorado por uma central integrada de comando e controle da cidade. Buscaremos tecnologias semafóricas existentes para organizar o trânsito de forma adequada. Realizaremos, em conjunto com a sociedade, o Plano Municipal de Mobilidade Urbana, dando ênfase na mobilidade dos morros como parte harmônica do Plano Diretor, com interface dos sistemas de monitoramento e controle. 

    Atuaremos junto ao sistema de transporte coletivo buscando a integração de projetos e obras do sistema viário. Investiremos em intervenções de infraestrutura para mobilidade não motorizada com a intensificação de obras cicloviárias, com o objetivo de conectar toda a cidade de forma a permitir a mobilidade diária da população. Potencializaremos a infraestrutura de acessibilidade e segurança nas calçadas para os pedestres em uma promoção permanente da mobilidade ativa e de ações contínuas de fiscalização das calçadas. A melhoria e padronização das faixas de pedestres permitirá maior segurança do cidadão. 

    Buscaremos uma parceria público privada – PPP para a melhoria da iluminação nos territórios elevados da cidade, com ampliação da rede de iluminação pública nas escadas, rampas, becos e vielas. Ofereceremos estrutura para que a locomoção de pessoas com necessidades especiais seja ampliada, instalando orientação sonora e tátil para deficientes visuais em semáforos e pontos de ônibus de maior circulação, garantindo ainda a adequação da frota municipal para atendimento aos cadeirantes. 

    Criaremos um projeto com o objetivo de reduzir as lesões e óbitos decorrentes de acidentes, identificando locais de maiores ocorrências e propondo intervenções viárias. Criaremos zonas de velocidade segura no interior dos bairros, trazendo mais tranquilidade e segurança aos moradores daquela região. Todas as ações de mobilidade serão ancoradas em atividades de educação para o trânsito, buscando a segurança cidadã e a convivência pacífica, estimulando o cidadão a ampliar seus deslocamentos não motorizados. Os parquímetros tornaram públicas as áreas que tinham sido privatizadas e transformadas em “garagens”. As áreas com parquímetros serão ampliadas.



    Yuri Moura (PT)

    Hoje, o petropolitano, perde muito tempo, principalmente no transporte e no trânsito. São horas no carro e a espera para pegar um ônibus é longa, muitas vezes, sob chuva e sol. É preciso reformular a organização do trânsito (efetivando o Plano Municipal de Mobilidade Urbana e melhorando a infraestrutura), apostando em vias alternativas efetivas que desafoguem os gargalos, os pontos de retenção e, principalmente, priorizem o transporte de massas. 

    Nesse aspecto, defendo a implementação da tarifa zero, criando linhas troncais gratuitas, discutidas com a população, que funcionem 24h por dia e que atravessem o município. Adaptarei o modelo da cidade de Maricá-RJ, criando o Fundo Municipal de Transporte Público, estimando receita da cota-parte do IPVA e absorvendo recursos oriundos das multas e dos tributos pagos pelas empresas concessionárias e permissionárias do transporte público. Dá para fazer, só falta vontade política e coragem para enfrentar o cartel das empresas de ônibus do sistema convencional.

    Nenhuma proposta pode estar deslocada de um trânsito seguro e coletivo. Estamos perdendo cada vez mais vidas no violento trânsito de Petrópolis, principalmente jovens. É preciso realizar estudo que implemente o traffic calming, isto é: reprogramação de semáforos, aumento da sinalização, alteração nos limites de velocidades, ações educacionais e criação de uma dinâmica específica de trânsito nos arredores de escolas e centros de educação infantil, garantindo, assim, a segurança dos alunos e evitando congestionamentos. Fundamental também é garantir a segurança dos ciclistas, ampliar o número de bicicletários e implementar, através de parcerias, estações de bicicletas para o uso comum.

    Vale lembrar que em nosso Plano de Metas para Petrópolis também indicamos a auditoria dos contratos e planilhas dessas empresas – buscando uma tarifa justa e proporcional e indicamos a criação de uma comissão especial para o resgate dos bondes de Petrópolis e reavaliação de outros transportes.

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