• Confissão de Escritor

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 20/05/2020 00:01

    A crônica de agora, com permissão de meus amigos, parentes, leitores do que rabisco, está sendo redigida com o coração. Destina-se a noticiar evento de imenso significado para mim:  a edição de novos livros. Para tanto organizei uma editora com a colaboração direta de minha talentosa filha professora Janine Meirelles dos Santos Ramos, publicando nove livros, que seriam disponibilizados em encontros de autógrafos, no decorrer do ano de 2020. Infelizmente a maligna pandemia mundial, a desgraçada covid.19, invadiu o planeta, causando os estragos do conhecimento geral e, obviamente, me fez lançar os livros para mim mesmo aqui na quarentena.

    Sem perder a esperança porque ocorrerá inevitável derrota do desprezível vírus, espero disponibilizar para todos, as obras ainda no ano corrente.

    Vamos aos títulos: 1º) “Eterna Vida”, poemas antigos e novos, livro ilustrado, 222 páginas contendo sonetos e poemas livres; 2º) “Pingos”, trovas humorísticas, sociológicas, ecológicas, natalinas, românticas, filosóficas, petropolitanas, políticas, de homenagens e outros pingos, 72 páginas; 3º) “Desengavetando”, seleção de contos e crônicas oriundos das gavetas e arquivos, tão do feitio dos escritores sem editoras, 176 páginas; 4º) “A ceia dos canibais”, onze peças de teatro, todas encenadas ou apresentadas em leituras dramatizadas pelos grupos “Recontando de Comédia” e “Experimental Petropolitano”, com fotografias das montagens. 158 páginas; 5º) “Uma estranha loja de discos”, literatura para o segmento infanto juvenil, com ilustrações de George Silva e Jeds, 56 páginas; 6º) “Memórias do bicho-papão”, contos, com ilustrações de George Silva e Jeds, 96 páginas; 7º) segundo volume de “Os 3 Heleodoros – o poeta-herói – vida e obra literária quase completa do escritor e poeta Joaquim Heleodoro Gomes dos Santos II (1847-1898)”, 542 páginas; 8º) terceiro volume de “Os 3 Heleodoros – um valoroso empresário ou memórias do Ginásio Dramático – vida e obra do dramaturgo e empresário teatral Joaquim Heleodoro Gomes dos Santos I (1820-1860)”, 464 páginas.

    O nono livro por mim editado é “Gaivotas”, que reúne toda a produção poética de Joaquim Heleodoro Gomes dos Santos III, em edição póstuma, com 84 poemas, predominância de sonetos, 200 páginas, é uma preciosidade de inspiração e talento do poeta.

    Para minha vida programei editar toda a produção literária de meu pai, o 3º Heleodoro, iniciando com o 1º volume de “Os 3 Heleodoros”, editado em 1981, seguido do poema “Suprema Dor”, de homenagem ao Barão do Rio Branco que surgiu, postumamente no ano de 2012. Ainda faltam as crônicas, os discursos, os contos, a novela “Ismênia”, a peça teatral “O plano do ciúme”, as colunas seriadas na imprensa; Até aqui a vida tem sido generosa mas, pela minha idade avançada, acredito que ficarei devendo a ele algumas das obras faltantes.

    Perdoem todos essa divulgação, de imodéstia declarada, porém todos sabem que um livro editado e circulando é um filho do autor e que nós não criamos os filhos para nós mas destinados ao mundo.

    Últimas