• Conclusão da nova pista de subida da serra é prioridade para o desenvolvimento

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  • 09/08/2016 19:38

    A conclusão das obras da nova pista de subida da serra de Petrópolis e a construção de uma terceira pista, em diferentes trechos, da Estrada União e Indústria, foram apontadas como medidas prioritárias para o desenvolvimento da cidade em um estudo apresentado na tarde desta terça-feira (9) por especialistas da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan). O Mapa do Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro 2016-2025, que estudou a Região Serrana, tem como objetivo mostrar a visão da indústria sobre os principais problemas do município, traçando estratégias para ações para os próximos 10 anos, que auxiliem na retomada do desenvolvimento econômico. 

    A rodovia BR-040 é vista, pelos profissionais, como uma das mais importantes do eixo, em termos de logística. Entretanto, com a paralisação das intervenções, eles temem que a nova pista só seja finalizada em 2030. O especialista da Firjan, Riley Rodrigues Oliveira, relembrou os impasses que levaram a paralisação das obras, como o não aporte da verba do Governo Federal, que deveria ter sido feito à concessionária Concer. Além disso, citou a polêmica, sobre a assinatura do 12º Termo Aditivo, que estabelecia que, no caso do governo não honrar com parte dos repasses, o contrato de concessão da empresa poderia ser prorrogado por 17 anos e 6 meses. “O Tribunal de Contas da União (TCU) interveio por suspeitar de irregularidades no contrato”, lembrou. Apesar disso, ele disse que, se a obra for retomada em curto prazo, pode ser entregue em até dois anos, uma vez que 50% já foi concluído. Porém, caso isso não aconteça, ele teme que a nova pista de subida da serra, demore, pelo menos, mais 15 anos até virar realidade para os usuários da rodovia. 

    A questão de melhoria das estradas de acesso, é vista pelo mapa como fundamental para melhorar a mobilidade e a distribuição urbana de cargas nos municípios. Além da conclusão da nova pista de subida, o documento prevê a adequação da capacidade da Estrada União e Indústria, com melhoria das condições do pavimento e sinalização, melhoria e ampliação das ligações com a BR-040. O que mais surpreende no estudo é a sugestão de criação de uma terceira pista, em alguns trechos da estrada. 

    Outro ponto que vem sido discutido pelas entidades e também consta no levantamento, foi com relação a transformação da atual pista de subida da serra, em uma Estrada Parque. Para a Firjan, as qualidades de infraestrutura logística e mobilidade urbana são fatores importantes para a atratividade de investimentos, uma vez que possui grande impacto na produtividade e no custo final das mercadorias e serviços. 

    O último mapa para o desenvolvimento foi publicado em 2006 e expirou esse ano. A presidente da unidade Regional da Firjan, Waltraud Keuper Rodrigues Pereira, lembrou que, na época, foram pensadas 119 ações para serem desenvolvidas nos 10 anos seguintes. Dessas, disse que 74% foram concluídas ou estão avançando. Uma das conquistas, já previstas no Mapa do Desenvolvimento, comemorada pela Firjan, foi a construção do Arco metropolitano, que já estava no papel há 40 anos, e foi inaugurado em 2014. 

    Ela disse ainda que as propostas do estudo atual giram em torno do tripé: infraestrutura, mobilidade urbana e logística, que são fundamentais para a melhoria do ambiente de negócios. “A permanência das empresas instaladas aqui e a consequente chegada de novos empreendimentos estão diretamente ligadas às mudanças que o Mapa do Desenvolvimento propõe. A melhoria de negócios local e o aumento da qualidade de vida da população vão estimular investimentos aqui”, concluiu. 


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